SOBRE OS PREÇOS DOS PROJECTOS

Responder
F. Ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 21:53

SOBRE OS PREÇOS DOS PROJECTOS

Mensagem por F. Ferreira »

Caros Amigos e Colegas

Sou electrotécnico e elaboro projectos de electricidade há mais de 30 anos e sempre existiu o problema de saber quanto levar por um determinado projecto. Em tempos a unica referência que havia era uma tabela, penso que, da OE, em que o preço a cobrar era calculado em função do custo da obra. Os valores obtidos eram de tal forma elevados que rondavam o escandaloso. Foram feitas várias reuniões no sentido de se estabelecerem normas para o cálculo dos honorários, mas passado pouco tempo ninguém as cumpria. Eu pessoalmente, optei por não me preocupar com isso e estabeleci o meu próprio critério, isto é, aquilo que considero justo pra ambas as partes. Se alguém der orçamento mais baixo paciência. É a lei da concorrência. A dificuldade, por vezes e isto acontece quando aparecem projectos pouco habituais, é ter a noção daquilo que é justo. Penso que a Ordem e as Associações Profissionais têm alguma coisa a dizer sobre isto ou pelo menos fomentar o debate em defesa dos interesses da classe. Tenho conseguido viver como engenheiro projectista e não fico nada aborrecido com o facto de um determinado promotor de obra achar o meu orçamento caro. Até acho graça.

Cumps
F.Ferreira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: SOBRE OS PREÇOS DOS PROJECTOS

Mensagem por nelmindo »

Em nome dos membros deste foru, muito obrigado pela sua opinião. Se pesquisar neste forúm, sobre este tema, irá encontra mais opiniões e algumas ideias.
nostradamus
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2008, 20:05

Re: SOBRE OS PREÇOS DOS PROJECTOS

Mensagem por nostradamus »

caro colega, ainda nos dias de hoje o cálculo de honorários é efectuado em função do custo da obra e a meu ver os custos de projecto não são escandalosos.

Eu sempre fiz os cálculos pelo custo da obra, e não me tenho dado mal.

Temos que fazer valer o nosso trabalho.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”