ITED - ginásio

Responder
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Has thanked: 1 time

ITED - ginásio

Mensagem por nasps »

Saudações a todos.
Estou a fazer um ITED para um ginásio (área de máquinas e alguns gabinetes). O dono de obra pretende que na àrea das máquinas existam bastantes tomadas de TV para a colocação de LCD's. Estruturei +/- uma rede de tomadas coaxiais, aprx 8 e + 4 ou 5 para as outras àreas/gabinetes, contudo o meu ATI está na outra ponta do edificio numa àrea técnica, ou seja, a tomada mais longa que tenho está a +/- 40m do ATI. O edificio era uma antiga instalação fabril, logo com uma configuração rectangular e apenas R/C. Posso colocar um repartidor (TAP) no ATI e "alimentar" as tomadas mais próximas e desse TAP puxar outro TAP para a àrea das máquinas e alimentar daí as tais 8 tomadas? O meu "receio" é a velha máxima que "sinal a mais é tão mau como sinal a menos"

Obrigado.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ITED - ginásio

Mensagem por Varejo »

nasps Escreveu:Saudações a todos.
Estou a fazer um ITED para um ginásio (área de máquinas e alguns gabinetes). O dono de obra pretende que na àrea das máquinas existam bastantes tomadas de TV para a colocação de LCD's. Estruturei +/- uma rede de tomadas coaxiais, aprx 8 e + 4 ou 5 para as outras àreas/gabinetes, contudo o meu ATI está na outra ponta do edificio numa àrea técnica, ou seja, a tomada mais longa que tenho está a +/- 40m do ATI. O edificio era uma antiga instalação fabril, logo com uma configuração rectangular e apenas R/C. Posso colocar um repartidor (TAP) no ATI e "alimentar" as tomadas mais próximas e desse TAP puxar outro TAP para a àrea das máquinas e alimentar daí as tais 8 tomadas? O meu "receio" é a velha máxima que "sinal a mais é tão mau como sinal a menos"

Obrigado.
Boas, no ITED nada impede a colocação de activos, para as tomadas mais longe podes colocar 1 amplificador de sinal para compensar as percas do cabo, ainda por cima é uma instalação de uso profissional!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

Viva uma vez mais,

Tentei fazer os cálculos ao contrário: cálcular a tomada mais longa e depois ver o que dá nas restantes.
Como podem ver pela folha em anexo, tenho as tomadas mais longas com um tilt dentro dos valores normais e as mais próximas do ATI com sinal péssimo.
Há alguma forma de dar a volta nisto, recordo que a ATI e o TC estão numa ponta e a tomada mais longa noutra ponta.
Como posso dar a volta a isto?

Obrigado.
Anexos
Book1.xls
(45.5 KiB) Transferido 226 vezes
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

nasps Escreveu:Viva uma vez mais,

Tentei fazer os cálculos ao contrário: cálcular a tomada mais longa e depois ver o que dá nas restantes.
Como podem ver pela folha em anexo, tenho as tomadas mais longas com um tilt dentro dos valores normais e as mais próximas do ATI com sinal péssimo.
Há alguma forma de dar a volta nisto, recordo que a ATI e o TC estão numa ponta e a tomada mais longa noutra ponta.
Como posso dar a volta a isto?

Obrigado.
Podes por um amplificador no ATI, entra num repartidor de 2 saidas, uma saida vai ao tap normal que alimenta as tomadas mais longe, e a outra saida entra num tap de atenuaçao acrescentada para as tomadas mais perto.
Eng. de electrónica e telecomunicações
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

Será mesmo necessário amplificar o sinal no ATI? é que para o pior caso, já tenho niveis de entrada do ATI de 88MHz p/ a gama dos 750MHz.
Já agora que tipo de amplificador e atenuadores é o mais aconselhado (padrao TELEVES)?
Não será suficiente derivar o sinal para TAP's distintos e atenuar apenas as mais próximas? :?
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

nasps Escreveu:Será mesmo necessário amplificar o sinal no ATI? é que para o pior caso, já tenho niveis de entrada do ATI de 88MHz p/ a gama dos 750MHz.
Já agora que tipo de amplificador e atenuadores é o mais aconselhado (padrao TELEVES)?
Não será suficiente derivar o sinal para TAP's distintos e atenuar apenas as mais próximas? :?

É necessario amplificador, ou no ATI ou na cemu e no mastro das antenas.. nao consegues os niveis de sinal que tens na folha sem amplificadores. tens 100dBuv na CEMU.. se o operador colocar 75 ja é bom,depende da proximidade do amplificador deles. na PAT tens 92 para os 750MHz,e 103 para FI acho dificil, mas depende do sitio e das antenas.
Os atenuadores se forem ainda uns quantos, sai caro. o atenuador 5-2200MHz da televes custa 14€ cada.
é o preço dum tap , e um tap dá pra varias saídas.. mas é chato adaptar o ATI..
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

carlos_cfr7 Escreveu:
nasps Escreveu:Será mesmo necessário amplificar o sinal no ATI? é que para o pior caso, já tenho niveis de entrada do ATI de 88MHz p/ a gama dos 750MHz.

É necessario amplificador, ou no ATI ou na cemu e no mastro das antenas.. nao consegues os niveis de sinal que tens na folha sem amplificadores. tens 100dBuv na CEMU.. se o operador colocar 75 ja é bom,depende da proximidade do amplificador deles. na PAT tens 92 para os 750MHz,e 103 para FI acho dificil, mas depende do sitio e das antenas.
Os atenuadores se forem ainda uns quantos, sai caro. o atenuador 5-2200MHz da televes custa 14€ cada.
Obrigado pela valiosa ajuda.
Mas os 2 amplificadores (CATV+MATV) podem ficar no ATI, certo?
Estive a dar uma vista de olhos no catálogo da Televés e aproveito para perguntar se achas que os amplificadores 4512(CATV) e 5310(MATV) poderiam ser uma boa opção para eu resolver o meu problema?
Obrigado.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

nasps Escreveu:
carlos_cfr7 Escreveu:

Obrigado pela valiosa ajuda.
Mas os 2 amplificadores (CATV+MATV) podem ficar no ATI, certo?
Estive a dar uma vista de olhos no catálogo da Televés e aproveito para perguntar se achas que os amplificadores 4512(CATV) e 5310(MATV) poderiam ser uma boa opção para eu resolver o meu problema?
Obrigado.
costumo usar o 4512 na cemu (requer 220V), e o 5351 (com FI) no mastro com a fonte dc no ati. tens que ver o nivel de sinal maximo que eles disponibilizam, e evitar que o sinal desça a niveis baixos, para a relaçao SNR nao seja pequena. mesmo amplificando, o ruido dps anda smp atras.
dps atenua as tomadas mais perto como te der mais jeito.
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

costumo usar o 4512 na cemu (requer 220V), e o 5351 (com FI) no mastro com a fonte dc no ati. tens que ver o nivel de sinal maximo que eles disponibilizam, e evitar que o sinal desça a niveis baixos, para a relaçao SNR nao seja pequena. mesmo amplificando, o ruido dps anda smp atras.
Carlos, já agora uma pergunta mais de cálculo: a metodologia que usei na folha de calcular os níveis a partir da tomada mais afastada com níveis recomendados, achas que é a mais correcta? Ou não é esta a metodologia mais correcta?
ao colocar o amplificador no CEMU terei apenas de ver qual o ganho do 4512 e subtraí-lo (ou somá-lo?) lo ao valor do CEMU para este ficar a níveis mais aceitáveis, certo? Ou não?
A sério que este projecto está dar-me imensa luta e estou a ver-me à nora com os cálculos... :oops:
Obrigado
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

nasps Escreveu:
Carlos, já agora uma pergunta mais de cálculo: a metodologia que usei na folha de calcular os níveis a partir da tomada mais afastada com níveis recomendados, achas que é a mais correcta? Ou não é esta a metodologia mais correcta?
ao colocar o amplificador no CEMU terei apenas de ver qual o ganho do 4512 e subtraí-lo (ou somá-lo?) lo ao valor do CEMU para este ficar a níveis mais aceitáveis, certo? Ou não?
A sério que este projecto está dar-me imensa luta e estou a ver-me à nora com os cálculos... :oops:
Obrigado
Da cemu nao se conta com a portadora dos 2150MHz.. essa frequencia é so satelite (PAT).

Estimas um valor tipico que os operadores costumam fornecer, tipo75dBuV, e colocas do outro lado o amplificador o nivel de sinal que precisas para que os niveis no ATI sejam os pretendidos. com isso tiras o ganho estimado que o amplificador precisa ter. é veres se o sinal à saida do amplificador nao ultrapassa o seu valor maximo(104~117dBuV), nem o ganho calculado ultrapassa o ganho maximo do amplificador(30dB). o mesmo se faz para o amplificador de mastro, no que te indiquei penso que alteras o ganho independentemente para cada frequencia..o que facilita mt os calculos.

ha por aí uma folha de calculo no forum.. vi assim por alto a tua, nao encontrei nada de estranho. a televes diz q os valores de atenuaçao que fornecem nos taps ja incluem as perdas das fichas. n sei se tas a por isso em cima....
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”