Tubagem para UTP Cat6
Tubagem para UTP Cat6
Boas
Estou a fazer um projecto de ITED de um edifício tipo administrativo em que será utilizado UTP cat6.
Corrijam-me se estiver errado: num tubo VD25 ou ERM25 só consigo por 3 cabos, logo por cada conjunto de duas tomadas duplas (4 cabos) tenho de utilizar 2 tubos VD25. Certo?
O diâmetro que tenho para o UTP Cat6 é 7mm.
Estou a fazer um projecto de ITED de um edifício tipo administrativo em que será utilizado UTP cat6.
Corrijam-me se estiver errado: num tubo VD25 ou ERM25 só consigo por 3 cabos, logo por cada conjunto de duas tomadas duplas (4 cabos) tenho de utilizar 2 tubos VD25. Certo?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Tubagem para UTP Cat6
Boas, correcto, o melhor que fazes é colocar tubos de maior diâmetro possível tipo 50mm, com caixas de passagem e só no ultimo troço é que colocas 1 tubo 25mm para cada tomada dupla!!sohc Escreveu:Boas
p.s isto se for possível!!!

p.s1 isso vai levar Bastidor???
Última edição por Varejo em 22 set 2008, 01:55, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Obrigado. É isso mesmo que estou a fazer.Varejo Escreveu: Boas, correcto, o melhor que fazes é colocar tubos de maior diâmetro possível tipo 50mm, com caixas de passagem e só no ultimo troço é que colocas 1 tubo 25mm para casa tomada dupla!!
Vai levar bastidor
Os nossos amigos arquitectos estão sempre a arranjar-nos desafios: agora deparei-me com um corredor de 23m com paredes de vidro de ambos os lados, do chão ao tecto... Já não são horas para estar a pensar nisso, mas amanhã vou ter de arranjar maneira de passar por lá grande parte da instalação. Ainda estou para ver como ponho as caixas de passagem...
Sugestões?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, mas afinal o que é vidro?? paredes chão e tecto?? ou só as paredes!!!sohc Escreveu:Obrigado. É isso mesmo que estou a fazer.Varejo Escreveu: Boas, correcto, o melhor que fazes é colocar tubos de maior diâmetro possível tipo 50mm, com caixas de passagem e só no ultimo troço é que colocas 1 tubo 25mm para cada tomada dupla!!
Vai levar bastidor
Os nossos amigos arquitectos estão sempre a arranjar-nos desafios: agora deparei-me com um corredor de 23m com paredes de vidro de ambos os lados, do chão ao tecto... Já não são horas para estar a pensar nisso, mas amanhã vou ter de arranjar maneira de passar por lá grande parte da instalação. Ainda estou para ver como ponho as caixas de passagem...
Sugestões?

p.s se for possível colocas esteira metálica em vez de tubos!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
São as paredes de ambos os lados... Vidros e portas em vidro. E nessa zona não existe tecto falso, logo a esteira está posta de lado.Varejo Escreveu:
Boas, mas afinal o que é vidro?? paredes chão e tecto?? ou só as paredes!!!
p.s se for possível colocas esteira metálica em vez de tubos!!!
Hoje apareceu uma coisa mais urgente (que ainda estou a acabar) e ainda não tive tempo de me voltar a debruçar sobre o assunto.
O meu problema aqui é mesmo a distância entre caixas
- Varejo
- Team Apoio
Boas, e não pode ir pelo chão??
Problema resolvido: como os senhores das outras especialidades também tinham o mesmo problema, o arquitecto lá se decidiu a pôr tecto falso. Assim vai em esteira e pronto...
Mas supondo que não se tinha resolvido desta maneira: por acaso nunca me lembrei (também nunca foi preciso) de utilizar caixas de pavimento como caixas de passagem. É possivel? Já alguém utilizou essa solução?
Aqui o problema era garantir os 15m de distância entre caixas (supondo que não tinha curvas)
Mas supondo que não se tinha resolvido desta maneira: por acaso nunca me lembrei (também nunca foi preciso) de utilizar caixas de pavimento como caixas de passagem. É possivel? Já alguém utilizou essa solução?
Aqui o problema era garantir os 15m de distância entre caixas (supondo que não tinha curvas)
- Varejo
- Team Apoio
Boas, diz o manual ITED pág.53:sohc Escreveu:Problema resolvido: como os senhores das outras especialidades também tinham o mesmo problema, o arquitecto lá se decidiu a pôr tecto falso. Assim vai em esteira e pronto...
"Recomenda-se que as caixas de aparelhagem, quando colocadas no pavimento, sejam montadas com
cuidados especiais, nomeadamente no que diz respeito à montagem da tampa, de modo a evitar infiltrações
de humidade e de poeiras. Existindo uma protecção com tampa, ela deve ser suficientemente robusta para que não seja destruída com a passagem das pessoas ou a colocação de objectos pesados directamente sobre elas".
portanto já coloquei caixas de pavimento, e também é legal!!

Última edição por Varejo em 24 set 2008, 19:19, editado 1 vez no total.
15 m ?sohc Escreveu:Problema resolvido: como os senhores das outras especialidades também tinham o mesmo problema, o arquitecto lá se decidiu a pôr tecto falso. Assim vai em esteira e pronto...