Melhor forma de testar a terra de um circuito
Melhor forma de testar a terra de um circuito
Boa tarde a todos
Desde já agradeço que me digam o que se pode fazer e a maneira mais simples
e aparelhos de medida que se pode utilizar.
Melhores cumprimentos
Silva
Desde já agradeço que me digam o que se pode fazer e a maneira mais simples
e aparelhos de medida que se pode utilizar.
Melhores cumprimentos
Silva
Melhores cumprimentos
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Melhor forma de testar a terra de um circuito
Boas
Mas queres testar que terra?
A terra de protecção?
A continuidade entre condutores de terra'
Tenta ser mais especifico
Mas queres testar que terra?
A terra de protecção?
A continuidade entre condutores de terra'
Tenta ser mais especifico
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
esequiel pires
na falta de aparelho, eu uso uma furadeira ligando entre o terra em teste e a fase
ela tera que furar no martelete ok
na falta de aparelho, eu uso uma furadeira ligando entre o terra em teste e a fase
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
esequiel Escreveu:esequiel pires

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Bem de mais nunca tinha ouvido tal coisaesequiel Escreveu:esequiel pires

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Junto imagem para teste do terra.
Se der o que mostra a imagem, então a terra estará do melhor.
Cump.
Mário
Junto imagem para teste do terra.
Se der o que mostra a imagem, então a terra estará do melhor.

Cump.
Mário
- Anexos
-
- electrico.jpg (2.04 KiB) Visto 2041 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa tarde
antes de mais agradeço as respostas e respondendo ao Rebelocruz
quero testar a terra de protecçao e tambem a continuidade entre condutores e terra.
Sei que existe um aparelho mas é caro se existirem maneiras mais economicas melhor.
Essa da furadeira nunca tinha ouvido falar mas se funciona é bom
a ideia do Mário meu xará
como dizem os brazucas não achei interessante hehehe a nao ser que o amigo exemplifique
brincadeiras á parte, mais uma vez os meus agradecimentos.
antes de mais agradeço as respostas e respondendo ao Rebelocruz
quero testar a terra de protecçao e tambem a continuidade entre condutores e terra.
Sei que existe um aparelho mas é caro se existirem maneiras mais economicas melhor.
Essa da furadeira nunca tinha ouvido falar mas se funciona é bom

a ideia do Mário meu xará

brincadeiras á parte, mais uma vez os meus agradecimentos.
Melhores cumprimentos
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Uma maneira de testar é usar uma lâmpada de 75 W entre fase e terra e P=U x I I=75/230=0,3260A ou seja 326 mA
Desta forma o diferencil de 300 mA deverá disparar o que é uma boa informação se a terra estará boa.
Desta forma o diferencil de 300 mA deverá disparar o que é uma boa informação se a terra estará boa.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
boas, continuo a dizer que não sou adepto a este tipo de testes, que de seguida irei demonstrar que não é assim tão linear uma conclusão dessas...
1º a resistencia da lampada incandescente não é linear, como muita gente pensa!!! Depende da tensão
2º mas mesmo assim, se considerarmos a resistencia da lâmpada constante (= a 705 ohms) e se a resistencia de terra estiver com valor de 100 ohms, a resistencia global do circuito será de 805 ohms. Logo a corrente que flui por este circuito será de 0.285A. Teorias à parte, à partida o diferencial de 300mA não terá a obrigação de disparar. No entanto a conclusão será tirada está errada, porque o diferencial estará bem dimensionado para a resistencia de terra em causa. Resistencia de terra limite, para que diferencial (300mA e tensão de contacto 50V)) esteja adequado, é de 166 Ohms ...
3º o antigo regulamento, o famoso RSIUEE, tinha lá um esquema do "aparelho" pretendido...
4º não coloquem a segurança das pessoas, bens e animais em causa, por causa de alguns trocos ou de por alguma boa vontade disponivel, que se clahr existe em alguns colegas. De certeza que conhecerá alguém, que não se importará de emprestar um "teluróhmimetro" ou aparelho similar.
5º quanto à continuidade, qualquer aparelho de "medida" que um electricista deveria de ter... é capaz de fazer essa função, visto que geralmente a têm...
1º a resistencia da lampada incandescente não é linear, como muita gente pensa!!! Depende da tensão
2º mas mesmo assim, se considerarmos a resistencia da lâmpada constante (= a 705 ohms) e se a resistencia de terra estiver com valor de 100 ohms, a resistencia global do circuito será de 805 ohms. Logo a corrente que flui por este circuito será de 0.285A. Teorias à parte, à partida o diferencial de 300mA não terá a obrigação de disparar. No entanto a conclusão será tirada está errada, porque o diferencial estará bem dimensionado para a resistencia de terra em causa. Resistencia de terra limite, para que diferencial (300mA e tensão de contacto 50V)) esteja adequado, é de 166 Ohms ...
3º o antigo regulamento, o famoso RSIUEE, tinha lá um esquema do "aparelho" pretendido...
4º não coloquem a segurança das pessoas, bens e animais em causa, por causa de alguns trocos ou de por alguma boa vontade disponivel, que se clahr existe em alguns colegas. De certeza que conhecerá alguém, que não se importará de emprestar um "teluróhmimetro" ou aparelho similar.
5º quanto à continuidade, qualquer aparelho de "medida" que um electricista deveria de ter... é capaz de fazer essa função, visto que geralmente a têm...
Última edição por nelmindo em 24 set 2008, 17:31, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Antes de exprimir uma opinião sobre a questão inicial, permito-me (e permitam-me, por favor) tecer umas considerações prévias.
1) As supostas dúvidas colocadas pelos colegas do “fórum” devem ser claras:
a) …testar a terra de um circuito ou …testar um circuito de terra?
b) medir a terra ou medir a resistência do eléctrodo de terra?
c) é uma habitação, é uma refinaria ou é uma oficina de pirotecnia?
d) nestas questões que comprometem a segurança de todos não existem processos mais simples, mais económicos, mais engenhosos mas tão somente os adequados, os regulamentares conhecidos e praticados por profissionais.
2) O resultado da imprecisão na formulação das questões leva a que os comentários (pese embora a boa intenção, creio, dos seus autores) se afastem da objectividade e o tópico esmorece sem ninguém sequer ter entendido a necessidade do autor ou então este é ignorado e parte-se para questões paralelas.
Se entendi a questão inicial, parece-me lógico, e de uma forma pedagógica, relembrar a Parte 6 das RTIEBT – Verificação e manutenção das instalações.
Nesta parte definem-se os preceitos em relação às verificações iniciais e periódicas que devem efectuar-se nas instalações eléctricas. Compreendem estas verificações as inspecções visuais e os ensaios.
É aqui que voltamos ao ponto de partida, isto é, os ensaios preconizados nas RTIEBT obrigam de facto a medições de vários parâmetros com recurso a aparelhos apropriados.
Em relação a Terras, o Anexo C da citada Parte 6, dá uma mera indicação metodológica, no entanto, recomendo a consulta de documentos das boas marcas de equipamento de medida que são bem mais claros, objectivos e alargam as opções:
- Fluke
- Kyoritsu
- Chauvin Arnaux
- Metrix
- HT Itália
- Amprobe
Entre outros, seguramente.
Tentando chegar mais próximo da questão inicial, junto um documento resumo (em relação a verificações regulamentares e medição da resistência do eléctrodo de Terra) que resumi e adaptei de um documento da FLUKE.
Cumprimentos.
Antes de exprimir uma opinião sobre a questão inicial, permito-me (e permitam-me, por favor) tecer umas considerações prévias.
1) As supostas dúvidas colocadas pelos colegas do “fórum” devem ser claras:
a) …testar a terra de um circuito ou …testar um circuito de terra?
b) medir a terra ou medir a resistência do eléctrodo de terra?
c) é uma habitação, é uma refinaria ou é uma oficina de pirotecnia?
d) nestas questões que comprometem a segurança de todos não existem processos mais simples, mais económicos, mais engenhosos mas tão somente os adequados, os regulamentares conhecidos e praticados por profissionais.
2) O resultado da imprecisão na formulação das questões leva a que os comentários (pese embora a boa intenção, creio, dos seus autores) se afastem da objectividade e o tópico esmorece sem ninguém sequer ter entendido a necessidade do autor ou então este é ignorado e parte-se para questões paralelas.
Se entendi a questão inicial, parece-me lógico, e de uma forma pedagógica, relembrar a Parte 6 das RTIEBT – Verificação e manutenção das instalações.
Nesta parte definem-se os preceitos em relação às verificações iniciais e periódicas que devem efectuar-se nas instalações eléctricas. Compreendem estas verificações as inspecções visuais e os ensaios.
É aqui que voltamos ao ponto de partida, isto é, os ensaios preconizados nas RTIEBT obrigam de facto a medições de vários parâmetros com recurso a aparelhos apropriados.
Em relação a Terras, o Anexo C da citada Parte 6, dá uma mera indicação metodológica, no entanto, recomendo a consulta de documentos das boas marcas de equipamento de medida que são bem mais claros, objectivos e alargam as opções:
- Fluke
- Kyoritsu
- Chauvin Arnaux
- Metrix
- HT Itália
- Amprobe
Entre outros, seguramente.
Tentando chegar mais próximo da questão inicial, junto um documento resumo (em relação a verificações regulamentares e medição da resistência do eléctrodo de Terra) que resumi e adaptei de um documento da FLUKE.
Cumprimentos.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
"Tópico sem intervenção.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"
Cump.
Mário
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário pedir a sua reabertura, contactar um membro da team apoio"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."