Boa noite,
Sou projetista de instalações elétricas (estou a iniciar) e estou com uma dificuldade.
Tenho quase a certeza de que é possível juntar o QGBT com o QGE, desde que se cumpram certos requisitos, como por exemplo o qgbt/qge estar numa parede adjacente ao transformador. Não estou a conseguir encontrar essa informação. Alguém sabe onde posso encontrar essa informação? Queria perceber exatamente que legislação ou norma define essas condições.
Preciso desta informação para justificar uma opção de projeto.
Agradeço desde já!
Duvidas na possibilidade de junção QGBT e QGE
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 ago 2025, 22:55
- Profissão: projetista
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 97 vezes
Re: Duvidas na possibilidade de junção QGBT e QGE
Não podes juntar o QGBT e QENTRADA num único quadro e deixar no interior da sala do PT como referes para isso tens de criar uma sala adjacente ao PT e colocar lá esse quadro que terá a designação de QENTRADA (secção 801.1.1.4.1 das RTIEBT).
A razão é simples tem a ver com a qualificação / competência das pessoas (secção 322.1 das RTIEBT).
A maioria do pessoal técnicos da manutenção não têm competência para entrar nos PT's.
A razão é simples tem a ver com a qualificação / competência das pessoas (secção 322.1 das RTIEBT).
A maioria do pessoal técnicos da manutenção não têm competência para entrar nos PT's.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica