Boa tarde.
Peço o favor se me podem esclarecer o seguinte:
Numa instalação elétrica de uma vivenda com cerca de 45 anos, o condutor de protecção (verde/amarelo) é de 6mm que vai ligar ao terminal principal de terra.
Do terminal principal de terra até ao eléctrodo de terra (que não existe acesso), são 3 condutores de cobre nus de 4mm.
A minha questão é: qual o diâmetro aproximado destes 3 condutores de cobre num só condutor, porque sendo de 4mm cada um, supostamente seria 12mm, mas não se pode fazer assim estas contas. Estes condutores de cobre não deviam estar entrelaçados, pois não dariam melhor contacto?
Envio foto em anexo.
Desde já obrigado
Condutor de terra
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 mar 2021, 15:09
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Condutor de terra
É bem provável que esses 3 condutores sejam o eléctrodo de terra.
Provavelmente, não existe vareta ou piquet (vulgarmente conhecida como eléctrodo de terra).
Digo eu.
Provavelmente, não existe vareta ou piquet (vulgarmente conhecida como eléctrodo de terra).
Digo eu.
-
Boa tarde.
Agradeço o esclarecimento, mas os 3 condutores de cobre de 4mm de secção, cada um, estando os 3 juntos, qual é a secção se for 1 só condutor?
É essa a minha dúvida.
Cumprimentos, obrigado
Agradeço o esclarecimento, mas os 3 condutores de cobre de 4mm de secção, cada um, estando os 3 juntos, qual é a secção se for 1 só condutor?
É essa a minha dúvida.
Cumprimentos, obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
12mm2Vitorlourenço Escreveu: 27 abr 2025, 12:30 Boa tarde.
É essa a minha dúvida.
Cumprimentos, obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
São 4 mm ou 4mm2.Vitorlourenço Escreveu: 26 abr 2025, 12:08
Do terminal principal de terra até ao eléctrodo de terra (que não existe acesso), são 3 condutores de cobre nus de 4mm.
A minha questão é: qual o diâmetro aproximado destes 3 condutores de cobre num só condutor, porque sendo de 4mm cada um, supostamente seria 12mm, mas não se pode fazer assim estas contas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Se é mm2 multiplicas por nº de condutores.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."