Adicionar tomada para máquina lavar

dp2024
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 dez 2024, 12:23
Profissão: Estudante

Re: Adicionar tomada para máquina lavar

Mensagem por dp2024 »

ohmico Escreveu: 09 jan 2025, 13:02
Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!

Eu já fiz a hipótese 1 na minha casa, pois tinha o mesmo problema! :D
Sei que não é regulamentar, mas é o mais seguro a nível elétrico, pois terei 2 circuitos distintos com partilha do mesmo condutor de terra.

Cumps!
Boas,

completamente ilegal e INSEGURO.

Ohmico

Confesso que desconhecia que era ilegal. Também percebi que a alteração do disjuntor implica a alteração do diâmetro do cabo para 4mm². Medi o consumo das maquinas e a da roupa puxa cerca de 1200w na fase de aquecimento, e a da loiça cerca de 1500w também nesta fase. Visto que mesmo com as duas na fase de aquecimento em simultâneo ficamos bastante abaixo dos 3680W, seria possível utilizar um cabo 3x2.5mm² ligá-lo a tomada existente, passar numa calha (as maquinas estão a 80cm de distancia) e colocar uma tomada de superficie para a 2ª maquina?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por ohmico »

Boas,.

claro que é, desde que não altere o disjuntor.

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por ohmico »

Gil82 Escreveu: 08 jan 2025, 09:01 Boas!

Eu já fiz a hipótese 1 na minha casa, pois tinha o mesmo problema! :D
Sei que não é regulamentar, mas é o mais seguro a nível elétrico, pois terei 2 circuitos distintos com partilha do mesmo condutor de terra.

Cumps!
Boas,

dentro de casa cada um pode fazer as asneiras que entender, desde que, havendo azar, assuma as responsabilidades.

Não vá o perito do seguro descobrir a marosca em caso de incêndio.

Ohmico
JoséDavid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 abr 2025, 19:08
Profissão: Técnico manutenção

Mensagem por JoséDavid »

Li o tópico, tenho apenas uma questão, o facto de não poder colocar disjuntor de 20A nesse circuito com condutor de 2,5mm, deve-se ao fator de correção, mais concretamente o fator de agrupamento?

Porque sem fator de correção, o que li até agora é que cabo de 2,5mm aguenta cerca de 20A.

Não quero gerar qualquer discussão, apenas aprender com quem sabe 👍
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

JoséDavid Escreveu: 20 abr 2025, 19:41 Li o tópico, tenho apenas uma questão, o facto de não poder colocar disjuntor de 20A nesse circuito com condutor de 2,5mm, deve-se ao fator de correção, mais concretamente o fator de agrupamento?

Não é por causa do cabo, mas sim por causa da tomada na extremidade. Como bem diz mais à frente diz, o cabo aguenta 20A, no entanto o fabricante da tomada que lá colocamos, diz que ela só aguenta com 16A, logo temos que proteger o circuito sob o ponto de vista do elo mais fraco.
É por essa razão que também usamos os de 10A nos de iluminação, já que o condutor de 1,5 aguenta bem mais do que 10A. Aqui são os interruptores e comutadores que colocamos nos circuitos, que segundo o fabricante só aguentam com 10A. Há uns de 16A para colocar por exemplo nosc circuitos de máquinas de lavar, só para deixar funcionar uma das máquinas (lavar roupa ou a de secar roupa), em casos de potencia contratada baixa. Não é mais do que um comutador de escada musculado.

Porque sem fator de correção, o que li até agora é que cabo de 2,5mm aguenta cerca de 20A.

Não quero gerar qualquer discussão, apenas aprender com quem sabe 👍
JoséDavid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por JoséDavid »

Entendi. Então se instalássemos uma tomada de .. 20A no lugar da tomada antiga, já poderíamos alterar o disjuntor para um de 20 A?

Já agora aproveito, os factores de correção ( temperatura ambiente, número de cabos carregados juntos, agrupamento de circuitos, etc.) são cálculos que são tomados em conta em contexto prático em instalações residenciais?
JoséDavid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por JoséDavid »

Entendi, a limitação de 16A é então na tomada e não no condutor de 2,5mm?

Os colegas em mensagens anteriores referiram que mudando para cabo de 4,00mm2, já poderia colocar disjuntor de 20A, sem mencionar nada das tomadas. Esta informação está então incorreta?

Já agora aproveito, os factores de correção ( temperatura ambiente, número de cabos carregados juntos, agrupamento de circuitos, etc.) são cálculos que são tomados em conta em contexto prático em instalações residenciais?

*Peço que a mensagem anterior seja eliminada, visto não ter conseguido editar ou eliminar a mesma*
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”