Aumentos de potência de casas fracionadas

Responder
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Aumentos de potência de casas fracionadas

Mensagem por Pimenta »

Boa noite!
Nos últimos tempos o que mais aparecem são pedidos de aumento de potência de casas que foram fracionadas para arrendamento.
No entanto, na maior parte das situações, são casos não licenciados e que por isso apenas podem ter um ramal/contador. Refiro-me a situações como uma antiga vivenda, agora dividida em 4 T1.

Para a entidade certificadora, desde que as regras técnicas sejam cumpridas, a mesma é legalizada.

Mas qual a vossa opinião para o projeto? É legal termos um ramal/contador a alimentar um quadro geral e este a alimentar quadro quardos parciais que serão para arrendamento?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Aumentos de potência de casas fracionadas

Mensagem por amoreira »

Boas,

Do meu ponto de vista depende do modelo de negócio de arrendamento, se for para alojamento local em que as pessoas permanecem apenas 1...2...3 dias parece-me bem esse formato.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

Sim, concordo.
Mas aqui a minha questão era para a legalidade do projeto de instalações elétricas nestes moldes. É legal?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Do conhecimento que tenho sim é legal porque o alojamento local é equiparado a habitação.
A ideia do alojamento local é as pessoas colocarem os imóveis no mercado de arrendamento e a qualquer momento poderem voltar ao modelo de habitação "normal" ou arrendamento de longa duração sem grande burocracia.

Para separar em 4 frações T1 implicaria Licenciamento camarário para passar a multifamiliar, e cada T1 teria de ter todas as condições (sala, cozinha,IS, etc.

Os ramais de energia, água, gás e telecom também teriam de ser independentes assim como as acessibilidades.

Cada caso é um caso e tem de ser estudado e enquadrado com as necessidades especificas e âmbito a que se destina, nunca esquecendo a possibilidade de vir a ser revertido à situação original.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

amoreira Escreveu: 09 abr 2025, 10:20 Do conhecimento que tenho sim é legal porque o alojamento local é equiparado a habitação.
A ideia do alojamento local é as pessoas colocarem os imóveis no mercado de arrendamento e a qualquer momento poderem voltar ao modelo de habitação "normal" ou arrendamento de longa duração sem grande burocracia.

Para separar em 4 frações T1 implicaria Licenciamento camarário para passar a multifamiliar, e cada T1 teria de ter todas as condições (sala, cozinha,IS, etc.

Os ramais de energia, água, gás e telecom também teriam de ser independentes assim como as acessibilidades.

Cada caso é um caso e tem de ser estudado e enquadrado com as necessidades especificas e âmbito a que se destina, nunca esquecendo a possibilidade de vir a ser revertido à situação original.
Pois, faz sentido o que diz relativamente ao alojamento local, em que ao abrigo da lei, não há alteração ao licenciamento da propriedade.
Fico na dúvida pela perfeita divisão dos espaços, com cozinha, wc, quarto, etc e o que pode iludir em termos de inspeção...

Mas a realidade, é que em âmbito de projeto, não temos a visão daquilo que o proprietário irá realizar...
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”