Instalação de novo contador

Responder
JoaoMA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 abr 2025, 22:25
Profissão: Empregado fabril

Instalação de novo contador

Mensagem por JoaoMA »

Boa noite

Comprei uma moradia com dois andares isolados em que cada andar tem um quadro elétrico

No rês do chão tem um contador de 10,35kW trifasico e planeio dividir em duas frações para arrendamento.

Falaram-me de uma nova solução que permite instalar um contador parcial associado ao contador existente que debita o custo diretamente à pessoa que ‘contratar’ esse contador parcial. Alguém ouviu falar sobre isso? Falaram-me no contexto de empresas que dão carros elétricos aos funcionários e que pretendem pagar a porção de carregamento em casa que a pessoa consumir na tomada.

Caso não conheçam essa solução, há alguma coisa a ter em conta para instalar um novo contador? Alguma especificidade a ter em conta? Porque neste caso terei 3 contadores na moradia

Obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Instalação de novo contador

Mensagem por amoreira »

Boas,

Pode colocar um contador deste género para medir esses consumos de energia.
Sugiro que caso não tenha cargas trifásico pondere alterar a instalação de trifásico para monofásico.

https://hager.com/pt/catalogo/produto/e ... -4m-s0-mid
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
JoaoMA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 abr 2025, 22:25
Profissão: Empregado fabril

Mensagem por JoaoMA »

Boa noite

Obrigado pela resposta
Mas neste caso eu teria de ter o contador em meu nome e apenas ia monitorizar o consumo, certo?
Eu queria era algo em que o inquilino fosse diretamente responsável pela conta, pois se ficar em meu nome e ele deixar de pagar, eu tenho de arcar com a despesa dele.

Obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Certo neste caso só existe uma fatura de energia o contador que indiquei é apenas para ter um controlo dos consumos de eletricidade.

O que pretende é algo muito mais dispendioso uma vez que tem de alterar a matriz da habitação de unifamiliar para bi-familiar.
Depois de feita a alteração da matriz predial e e realizadas as respetivas obras de adaptação pode pedir contratos de energia, água, gás, telecomunicações tudo individualmente.

Não é barato, mas o retorno do aluguer a médio/longo prazo pode compensar.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Dúvidas”