Consumo negativo quando AC desligado

Responder
jmpnm
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2012, 17:34
Profissão: Engenheiro de Minas

Consumo negativo quando AC desligado

Mensagem por jmpnm »

Bom dia,

Tenho uma pinça de um Shelly EM a controlar o consumo de 4 AC no condutor que alimenta um barramento no quadro eléctrico onde estão instalados um disjuntor para cada um dos AC.

2 dos AC já estavam instalados e 2 foram instalados esta semana.
Nos 2 antigos não acontece isso, mas nos 2 novos quando são desligados pelo comando, aparece um consumo negativo de cerca de -8 w no condutor que alimenta o barramento.
Quando estão a funcionar, parece estar tudo normal, o Shelly EM indica o consumo positivo dos AC em funcionamento, portanto a pinça está colocada no sentido correto.

Julgo que não seja normal esse consumo negativo quando desligados...alguém me consegue explicar onde poderá estar o problema?

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Consumo negativo quando AC desligado

Mensagem por nelmindo »

jmpnm Escreveu: 27 mar 2025, 09:44 Bom dia,

Tenho uma pinça de um Shelly EM a controlar o consumo de 4 AC no condutor que alimenta um barramento no quadro eléctrico onde estão instalados um disjuntor para cada um dos AC.

2 dos AC já estavam instalados e 2 foram instalados esta semana.
Nos 2 antigos não acontece isso, mas nos 2 novos quando são desligados pelo comando, aparece um consumo negativo de cerca de -8 w no condutor que alimenta o barramento.
Quando estão a funcionar, parece estar tudo normal, o Shelly EM indica o consumo positivo dos AC em funcionamento, portanto a pinça está colocada no sentido correto.

Julgo que não seja normal esse consumo negativo quando desligados...alguém me consegue explicar onde poderá estar o problema?

Obrigado
Provavelmente em lado algum.
8W é um consumo muito baixo.
Quando os aparelhos apresentam um valor de precisão por exemplo de +/-1.5% +/- 5digitos, a eletrónica e a matemática tem os seus limites o que origina apresentar valores perfeitamente enquadraveis na precisão, mas que são completamente desprovidos de lógica (correntes a circular no senstido oposto).

Traduzido por miúdos, considerando apenas a parte dos digitos (5idgitos): um display que apresente entre 0.0 e 100.0A, e se estiver e medir na realidade uma corrente de 0.2A, o display pode apresentar -0.3A até 0.7A sem sequer podermos dizer que está a medir mal. Está a medir bem, dentro dos parâmetros, fruto da forma como foi construído.

Outra forma mais elaborada, também pode ser por estar a ser influienciado por ruidos eletromagnéticos
jmpnm
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2012, 17:34
Profissão: Engenheiro de Minas

Mensagem por jmpnm »

Compreendo mas é estranho que se desligar os disjuntores dos dois AC's instalados esta semana e ficarem só ligados os outros dois dos AC's que já estavam instalados, o consumo no condutor que alimenta o barramento fica mesmo em 0.

Se ligar um dos disjuntores dos novos, passado o tempo de arranque fica um consumo de -4 W e se ligar o outro passa para -8 w (estes valores não são fixos, variam um w para cima outro para baixo).
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se não estará a descargar condensadores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”