Dúvida em relação a tipos de disjuntores, etc.

Responder
Taheka
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 mar 2025, 15:40
Profissão: Técnico Manutenção

Dúvida em relação a tipos de disjuntores, etc.

Mensagem por Taheka »

Olá, sou novo membro do fórum, e tenho interesse pela área da eléctrica. Gosto de auto aprendizagem e como tenho interesse em aprender mais acerca de tudo envolvente a elétrica, e tenho uma dúvida.

Estive no site da Leroy Merlin, a dar uma vista de olhos na categoria da eletricidade, e dentro desta na categoria de quadros elétricos, e dentro desta na categoria de “disjuntores”. E a verdade é que fiquei muito confuso com a forma como a Leroy organizou esta categoria.
Deixo aqui um printscreen dos “tipos de produto” dentro da categoria disjuntores.

Eu conhecia como base , os disjuntores termomagneticos (uni, bi, e tripolar) , os IDR (de vários polos), os DPS (limitadores sobretensao), e mais alguns componentes , sendo os que indiquei pensar ser os principais.

No entanto pela categorização deles fiquei extremamente confuso. Se alguém poder espalhar luz neste assunto ficaria muito agradecido. Obrigado
Anexos
Printscreen Leroy
Printscreen Leroy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Dúvida em relação a tipos de disjuntores, etc.

Mensagem por nelmindo »

Taheka Escreveu: 25 mar 2025, 15:50 Olá, sou novo membro do fórum, e tenho interesse pela área da eléctrica. Gosto de auto aprendizagem e como tenho interesse em aprender mais acerca de tudo envolvente a elétrica, e tenho uma dúvida.

Estive no site da Leroy Merlin, a dar uma vista de olhos na categoria da eletricidade, e dentro desta na categoria de quadros elétricos, e dentro desta na categoria de “disjuntores”. E a verdade é que fiquei muito confuso com a forma como a Leroy organizou esta categoria.
Deixo aqui um printscreen dos “tipos de produto” dentro da categoria disjuntores.

Eu conhecia como base , os disjuntores termomagneticos (uni, bi, e tripolar) , os IDR (de vários polos), os DPS (limitadores sobretensao), e mais alguns componentes , sendo os que indiquei pensar ser os principais.

No entanto pela categorização deles fiquei extremamente confuso. Se alguém poder espalhar luz neste assunto ficaria muito agradecido. Obrigado
Quem separou por categorias, acredito que não seja da área, o que é normal. Podiam ter pedido ajuda a alguém, mas podem ser limitados na sua rede de contatos.

Qual é a luz que quer que espalhe? Onde está a dúvida?
Já agora, disjuntores termomagneticos é um termo de origem brasileira. Aqui em Portugal, o termo mais utilizado é ao contrário: magneto-térmicos
Taheka
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 mar 2025, 15:40
Profissão: Técnico Manutenção

Re: Dúvida em relação a tipos de disjuntores, etc.

Mensagem por Taheka »

Olá, muito obrigado pela sua atenção e tempo. Agradeço a correção, apartir de agora irei usar o termo magneto-termico.

O que representa ao certo estas categorias? Quais seriam os nomes corretos/comuns/apropriados?

Por exemplo o que define um “corta-circuito” ou um “disjuntor de ligação” ou um “comutador” no sentido de QE…?

Mais uma vez agradeço a disposição de tempo para me esclarecer, muito agradecido.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”