Bom dia a todos.
Um interruptor quebrou aqui em casa, quebrou a mola. Em vez de comprar um igual, pensei em usar outro que já tinha aqui guardado faz muito tempo. É o modelo ESPi 180 E+ da Intelbrás. Inclusive, achei um excelente vídeo sobre ele aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=HrSd0xy1TiE
Ele tem três bornes: fase, neutro e retorno. Mas o meu interruptor antigo sempre funcionou com apenas dois fios. Tem um terceiro fio na caixa, mas ele não tem ponta disponível. Sai de um conduíte e vai para outro. Nesse caso, tem como eu fazer o Intelbrás funcionar com dois fios? Eu até tentei, mas não deu certo. Se eu cortar o terceiro fio para criar uma ponta, como faço para saber o que ele faz? Por que ele passa direto sem deixar ponta? Foto da caixa:
Obrigado por qualquer retorno.
Instalar interruptor - sem neutro?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Instalar interruptor - sem neutro?
Boa tarde,
Como aí no Brasil não respeitam as cores standard, e colocam o fio da cor que estiver mais à mão, é difícil ter a certeza do que efetivamente é esse fio verde.
Tanto pode ser o neutro, como outra coisa qualquer.
Se o cortar, corre o risco de depois não ter espaço para o voltar a ligar.
O interruptor que estava aí, era um interruptor simples, que não necessita do neutro.
O que pretende colocar, é um interruptor com sensor de presença, e por isso necessita do neutro e da fase, pois na realidade ele próprio é um aparelho que necessita de ser alimentado.
Sem ter conhecimentos de eletricidade, é arriscado estar tentar ligar esse interruptor aí.
O melhor é adquirir um interruptor simples, ou chamar um eletricista que avalie se é necessário colocar um novo fio para o neutro, ou se o que está já é um neutro que possa ser reutilizado.
Como aí no Brasil não respeitam as cores standard, e colocam o fio da cor que estiver mais à mão, é difícil ter a certeza do que efetivamente é esse fio verde.
Tanto pode ser o neutro, como outra coisa qualquer.
O interruptor que estava aí, era um interruptor simples, que não necessita do neutro.
O que pretende colocar, é um interruptor com sensor de presença, e por isso necessita do neutro e da fase, pois na realidade ele próprio é um aparelho que necessita de ser alimentado.
Sem ter conhecimentos de eletricidade, é arriscado estar tentar ligar esse interruptor aí.
O melhor é adquirir um interruptor simples, ou chamar um eletricista que avalie se é necessário colocar um novo fio para o neutro, ou se o que está já é um neutro que possa ser reutilizado.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 mar 2025, 13:52
- Profissão: aposentado
Quais são os riscos de eu ligar alguma coisa errada? É possível dar um curto?mromeiro Escreveu: 24 mar 2025, 21:58 Tanto pode ser o neutro, como outra coisa qualquer.
Uma coisa bem estranha é que todas as medições que eu faço com o multímetro estão dando zero. Fiz igual a este vídeo aqui, mas para mim sempre dá leitura zero:
Até o multímetro dele é igual ao meu.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Sim, pode dar curto circuito de ligar esses dois vermlhos no verde (caso o vermelho seja uma fase e o verde ser um neutro ou ser outra fase).
Se ligar um fio vermelho no outro, a lâmpada irá ficar acesa.
Essa é a função do interruptor simples, ligar/desligar o circuito.
ATENÇÃO: nunca mexer nos fios sem antes desligar o quadro, pois há risco de apanhar um choque elétrico
Se ligar um fio vermelho no outro, a lâmpada irá ficar acesa.
Essa é a função do interruptor simples, ligar/desligar o circuito.
ATENÇÃO: nunca mexer nos fios sem antes desligar o quadro, pois há risco de apanhar um choque elétrico