Caros colegas
Sei que este tema da fibra ótica multimodo nas ITED é há muito debatido tanto em fóruns como em webinares e que pelo que li e tenho ouvido vão-se fazendo por aí umas obras com fibra ótica multimodo contornando as ITED chamando-lhe “rede privativa do cliente”.
Até entendo a necessidade de separar por exemplo o CCTV e o Controlo de Acessos da restante rede de Telecomunicações.
O “problema” é quando temos clientes em especial empresas internacionais em que lá fora isto da fibra multimodo não é assunto, e exigem-nos aqui para Portugal que desenvolvamos o projeto todo com fibra multimodo entre PD’s e nem querem ouvir falar de fibra monomodo.
Recentemente num Webinar onde esteve presente a ANACOM ouvi dizer que alguns projetistas se vêm de certa forma “forçados” a ir ao encontro dos clientes desenvolvendo o projeto em que 1% é ITED (CMV, ATI, ZAP e PAT) e os restantes 99% das infraestruturas são “rede privativa do cliente” fora do âmbito das ITED, e que a ANACOM (ou pelo menos alguns técnicos) fecham os olhos quando vão lá fazer as inspeções.
Onde eu quero chegar com toda esta conversa é que hoje sou eu que estou nesta situação, tenho aqui um cliente internacional, estou a fazer um projeto para um edifício com uma dimensão significativa e não queria fazer o tal 1% nas ITED e 99% como “rede privativa” com receio da coisa depois correr mal.
Da vossa experiência têm conhecimento de alguém que tenha sido multado ou ter sido “obrigado” pela ANACOM a retificar a instalação conforme as legislação do DL 123 de 2009 / Manual ITED ?
Para quem não teve a oportunidade para assistir ao ultimo webinar da ACIST deixo aqui o link: