Bom dia.
Refiz uma parte da instalação electrica por obras e mantive outra parte onde não foram feitas obras, com remodelação do quadro electrico.
Já tenho o Contador inteligente e a jusante tinha ficado o Disjuntor Diferencial da EDP antigo.
Na entrada do quadro tinha um Interruptor Diferencial de 30A e 300mA.
Esteve a funcionar bem durante 6 meses e depois começaram a disparar, à vez ou em conjunto, os diferenciais.
Liguei para a E-REDES por conselho do electricista e eles removeram o Disjuntor, como agora parece ser norma e que até já o deviam ter removido quando montaram o quadro!
Continuou a disparar o do quadro e o electricista removeu-o por um interruptor sem proteção, com a indicação de que o quadro tinha proteção diferencial.
Liguei um neutro com terra numa tomada para ver se alguma coisa acontecia e nada de disparar o quadro, pelo que me parece que não tem.
Não sendo electricista procurei junto da EREDES documentação técnica do quadro para garantir isso porque não quero levar um encosto e ficar lá agarrado - ainda estou à espera que a disponibilizem (já lá vai 2 semanas).
A unica documentação que consegui está em anexo (e não é exactamente do meu contador que está na imagem) e não vejo qualquer referência a proteção.
Alguém tem algum conhecimento acerca disto?
Obrigado a todos
Contador EREDES LANDIS+GYR ZCXe110CR (Diferencial?)
Contador EREDES LANDIS+GYR ZCXe110CR (Diferencial?)
- Anexos
-
- LANDIS_GYR_ZCXe110-manual_de_uso-1.pdf
- (1.06 MiB) Transferido 30 vezes
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Contador EREDES LANDIS+GYR ZCXe110CR (Diferencial?)
boas. afinal tem um diferencial no quadro? tire uma foto do quadro, e envie.cump
Não tenho proteção diferencial no Quadro Electrico, apenas um interruptor.pedro caetano Escreveu: 26 fev 2025, 12:27 boas. afinal tem um diferencial no quadro? tire uma foto do quadro, e envie.cump
Segundo o electricista este Contador tem proteção diferencial, e foi a desculpa que deu para retirar o interruptor diferencial que cá estava por este interruptor.
O diferencial estava a disparar, daí a troca.
Em anexo imagem do quadro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Os contadores não têm diferencial. Os Contadores novos, têm é o limitador de potência incorporado.
O electricista que instale o diferencial correcto no quadro da habitação.
Cump.
Mário
Os contadores não têm diferencial. Os Contadores novos, têm é o limitador de potência incorporado.
O electricista que instale o diferencial correcto no quadro da habitação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 11 nov 2020, 09:31
- Been thanked: 2 times
Boa Noite
Os contadores inteligentes, substituem os contadores eletromecânicos, só poderá ser retirado DCP caso o a pessoa na sua habitação tenha proteção contra curtos-circuitos , sobreintensidades, corte geral e proteção de pessoas.
O contador inteligente só faz o corte acima da potência contratada e de tensões acima do regulamentado mas isso é outra historia.
Neste momento as pessoas nessa habitação correm um perigo enorme.
Cumprimentos
Os contadores inteligentes, substituem os contadores eletromecânicos, só poderá ser retirado DCP caso o a pessoa na sua habitação tenha proteção contra curtos-circuitos , sobreintensidades, corte geral e proteção de pessoas.
O contador inteligente só faz o corte acima da potência contratada e de tensões acima do regulamentado mas isso é outra historia.
Neste momento as pessoas nessa habitação correm um perigo enorme.
Cumprimentos
Obrigado a ambos.
É o que eu esperava ouvir, não sei de onde é que ele tirou esta ideia de que o Contador era diferencial!
Amanhã já vai ser reposta a situação e depois tentar perceber o que está a provocar o disparo!
Esta parte vai ser dificil porque não é apenas relativo a um circuito. Até já só com o Interruptor Diferencial já disparou!
É o que eu esperava ouvir, não sei de onde é que ele tirou esta ideia de que o Contador era diferencial!
Amanhã já vai ser reposta a situação e depois tentar perceber o que está a provocar o disparo!
Esta parte vai ser dificil porque não é apenas relativo a um circuito. Até já só com o Interruptor Diferencial já disparou!