Ajuda com interruptor de ligar luz de wc + ventilador do wc

Responder
DiogoCruz1992.
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 21 fev 2025, 17:02
Profissão: Operario fabril
Localização: Felgueiras

Ajuda com interruptor de ligar luz de wc + ventilador do wc

Mensagem por DiogoCruz1992. »

Boa tarde. Desde ja peco desculpa sou novato por estas andanças. Mas estava a ver se conseguia tirar aqui uma duvida e mesmo receber uma ajuda.

Tenho este ventilador que esta no foto no wc com essa ligação, e depois tenho na entrada do wc esse interruptor de dois botoes. Supostamente um para ligar a luz, outro para ligar o ventilador. O que acontece e que o botao do lado esquerdo esta a ligar a luz e o ventilador ao mesmo tempo, e o botao do lado direito nao esta a fazer nada. Eu queria separar. Ou seja luz num botao ventilador no outro. Os fios estao dessa forma que aparece na fotografia. Alguem me consegue dar uma ajuda pf? Obrigado
Anexos
20250221_163308.jpg
20250221_164707.jpg
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Mensagens: 329
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Ajuda com interruptor de ligar luz de wc + ventilador do wc

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,
Aparentemente ligou tudo da forma correta.
Parece-me que a instalação está feita para essa luz estar ligada no mesmo ponto do que o ventilador.
É provável que tenha outro ponto de luz no wc que agora até esteja desativado (por exemplo no espelho; ou até em alguns casos de instalações antigas que têm uma tomada controlada pelo interruptor).
Se for este o caso, o que pode fazer é ativar esse ponto de luz que está desativado, e assim poderá ter luz sem ligar o ventilador
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”