Ajuda - diferencial / disjuntor
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 fev 2025, 00:57
- Profissão: reformado
Ajuda - diferencial / disjuntor
Boa noite para todos,
Necessitava de uma ajuda para perceber o motivo do meu diferencial numa vivenda na zona de coimbra estar a ir constantemente abaixo, e os disjuntores não dispararem primeiro.
A situação pode ocorrer quando um determinado equipamento é ligado faz disparar o diferencial e não o disjuntor.
Por outro lado em dias de trovoada, ás vezes (nem sempre) o diferencial tambem dispara.
Penso que são situações distintas, mas não percebo porque pelo menos na primeira situação o disjuntor deveria disparar primeiro, potegendo as restantes ligações.
O quadro é composto por:
1 - disjuntor global de 30A potencia de 6,9
2 - diferencial de 2Polos de 30 mA / 25 A
3 - disjuntores de 16A para as diferentes divisões, e de 20A (para cozinha e termoacumulador)
Obrigado antecipadamente pelo vosso feedback.
Necessitava de uma ajuda para perceber o motivo do meu diferencial numa vivenda na zona de coimbra estar a ir constantemente abaixo, e os disjuntores não dispararem primeiro.
A situação pode ocorrer quando um determinado equipamento é ligado faz disparar o diferencial e não o disjuntor.
Por outro lado em dias de trovoada, ás vezes (nem sempre) o diferencial tambem dispara.
Penso que são situações distintas, mas não percebo porque pelo menos na primeira situação o disjuntor deveria disparar primeiro, potegendo as restantes ligações.
O quadro é composto por:
1 - disjuntor global de 30A potencia de 6,9
2 - diferencial de 2Polos de 30 mA / 25 A
3 - disjuntores de 16A para as diferentes divisões, e de 20A (para cozinha e termoacumulador)
Obrigado antecipadamente pelo vosso feedback.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Ajuda - diferencial / disjuntor
Boas
O diferencial tem uma função.
O disjuntor tem outra função.
A função de um, não sobrepõe a do outro.
Diferencial, protecção contra passagem de corrente à terra.
Disjuntor, protecção contra sobrecargas (inclusive curto-circuito)
Cump.
Mário
O diferencial tem uma função.
O disjuntor tem outra função.
A função de um, não sobrepõe a do outro.
Diferencial, protecção contra passagem de corrente à terra.
Disjuntor, protecção contra sobrecargas (inclusive curto-circuito)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. o que dispara deve ser o diferencial de 30ma, pode ser por ter muitos dijuntores pendurados nele, algum aparelho em certos dias que faça disparar. num quadro devia ter em principio 2 diferenciais, para ficar mais dividido.cump
-
exactamente por essa razão, é que não percebo o diferencial disarar, e o disjuntor não disparar, dado que no caso do curto circuito deveria ser o disjuntor a disparar. Deveria ser apenas aquele segmento do quadro e não o quadro inteiro, dado estar a disparar o diferencial.
-
- Velha Guarda
boas. os dijuntores só disparam por curto circuito. nesse caso o que dispara é o diferencial por alguma fuga á terra e não é considerado curto circuito. se tiver muitos dijuntores ligados a esse diferencial tem mais hipotese de disparar mais vezes, por isso deve ter sempre mais do que 1 diferencial no quadro e não 1, para ficar mais dividido. cump
-
Esta é a configuração que tenho no quadro.

ou seja tenho efectivamente 14 disjuntores ligados ao diferencial.

ou seja tenho efectivamente 14 disjuntores ligados ao diferencial.
-
- Velha Guarda
boas. o problema passa tambem para os dimensionamento dos quadros isto é são pequenos e depois para salvar a pele coloca se só um diferencial e mais tarde começa os problemas. nesse caso pode ser um circuito desses esteja a fazer disparar o diferencial, ou haver outro que somado a esse faça disparar. isso só alguem que teste isso e descubra o erro, caso continue. tente um tecnico.cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Bom dia,
Para clarificar, esse Siemens 55225 2BC, é interruptor diferencial do tipo AC (sim, é AC, não foi um engano), por isso, só protege contra fugas de corrente, e sendo interruptor, não vai disparar em caso de curto circuito, ou seja, claramente não é um problema com um curto circuito.
Se conseguiu identificar um equipamento que o faz disparar, deve substituir esse aparelho ou repara-lo, pois tem uma avaria que poderá dar um choque elétrico a quem trocar nele.
Se dispara sem explicação, então substitua o interruptor diferencial por outro novo.
Por questões de segurança para as pessoas da sua casa, deve manter a sensibilidade do interruptor diferencial em 30 mA.
NOTA; se tem a potência contratada de 6,9 KVA, deve colocar um que suporte 30A ou mais (em vez de 25 A)
Outra nota, pela foto, parece que os fios ligados ao diferencial não suportam os 30A.
Assim, se tem potência contratada de 5,75 KVA ou mais, assegure-se que o quadro não está em risco
Para clarificar, esse Siemens 55225 2BC, é interruptor diferencial do tipo AC (sim, é AC, não foi um engano), por isso, só protege contra fugas de corrente, e sendo interruptor, não vai disparar em caso de curto circuito, ou seja, claramente não é um problema com um curto circuito.
Se conseguiu identificar um equipamento que o faz disparar, deve substituir esse aparelho ou repara-lo, pois tem uma avaria que poderá dar um choque elétrico a quem trocar nele.
Se dispara sem explicação, então substitua o interruptor diferencial por outro novo.
Por questões de segurança para as pessoas da sua casa, deve manter a sensibilidade do interruptor diferencial em 30 mA.
NOTA; se tem a potência contratada de 6,9 KVA, deve colocar um que suporte 30A ou mais (em vez de 25 A)
Outra nota, pela foto, parece que os fios ligados ao diferencial não suportam os 30A.
Assim, se tem potência contratada de 5,75 KVA ou mais, assegure-se que o quadro não está em risco
-
- Registado: 07 nov 2018, 23:40
- Has thanked: 1 time
Boas, de uma forma sucinta o interruptor diferencial faz proteção de pessoas ( atua entre neutro e terra) e o disjuntor atua por sobreintensidades ( ou seja curto circuito e sobrecargas).
-
- Electricista de 2ª
O diferencial atua nas fugas de corrente, independente de ser do neutro para a terra ou da fase para a terra.Adb Escreveu: 20 fev 2025, 12:49 Boas, de uma forma sucinta o interruptor diferencial faz proteção de pessoas ( atua entre neutro e terra) e o disjuntor atua por sobreintensidades ( ou seja curto circuito e sobrecargas).
-
- Registado: 22 fev 2025, 18:34
- Profissão: Eletrtécnico
Caro amigo, quando um diferencial desliga há sempre passagem/fuga à terra pelo neutro ou pela fase.
Como funciona um diferencial: a corrente, alternadamente passa pelos contatos do interruptor, c/a frequência de 50 ciclos por segundo, a que corresponde 0,002s desde a entrada até sair, se neste período o que entra não sai ou no caso de descarga atmosférica saiu mas não entrou o sistema mecânico é acionado por uma bobine em equilíbrio nos 2ms(0,002) e desliga o aparelho.
Por vezes desligar só a fase não é suficiente, porque a fuga pode existir ao longo de todo o percurso do circuito o que dificulta a deteção do circuito c/fuga à terra, o que implica localizar o respetivo neutro e desliga-lo também do barramento. e de seguida tentar localizar o local da fuga.
Os interruptores diferenciais devem ser calculados em função valor do valor da terra.
A minha mais recente avaria que provocava o disparo do interr dif e o disjuntor, foi mais uma gira, disparava o disjunto e o diferencial, é porque a passagem à terra era a partir da fase, porque quando é a partir do neutro e este normalmente não é protegido, desliga-se só o diferencial. Então o problema residia num furo que fizeram há muitos anos numa parede, cujo parafuso furou o tubo e atingiu os fios de terra e o da fase, que por eletro erosão entraram em c circuito. Solução provisório puxei um dos fios e descentralizei o epicentro do c circuito. Resolvido ATÉ Á SUBSTITUIÇÃO DOS FIOS.
Tenho deteção de problemas c/fugas à terra que até me surpreendo como as deteto, devo às escolas que frequentei.
Tenho muito gosto em partilhar o meu conhecimento, por isso estou ao dispor. Vin aqui por acaso.
Tel 962628762, cumprimentos
Como funciona um diferencial: a corrente, alternadamente passa pelos contatos do interruptor, c/a frequência de 50 ciclos por segundo, a que corresponde 0,002s desde a entrada até sair, se neste período o que entra não sai ou no caso de descarga atmosférica saiu mas não entrou o sistema mecânico é acionado por uma bobine em equilíbrio nos 2ms(0,002) e desliga o aparelho.
Por vezes desligar só a fase não é suficiente, porque a fuga pode existir ao longo de todo o percurso do circuito o que dificulta a deteção do circuito c/fuga à terra, o que implica localizar o respetivo neutro e desliga-lo também do barramento. e de seguida tentar localizar o local da fuga.
Os interruptores diferenciais devem ser calculados em função valor do valor da terra.
A minha mais recente avaria que provocava o disparo do interr dif e o disjuntor, foi mais uma gira, disparava o disjunto e o diferencial, é porque a passagem à terra era a partir da fase, porque quando é a partir do neutro e este normalmente não é protegido, desliga-se só o diferencial. Então o problema residia num furo que fizeram há muitos anos numa parede, cujo parafuso furou o tubo e atingiu os fios de terra e o da fase, que por eletro erosão entraram em c circuito. Solução provisório puxei um dos fios e descentralizei o epicentro do c circuito. Resolvido ATÉ Á SUBSTITUIÇÃO DOS FIOS.
Tenho deteção de problemas c/fugas à terra que até me surpreendo como as deteto, devo às escolas que frequentei.
Tenho muito gosto em partilhar o meu conhecimento, por isso estou ao dispor. Vin aqui por acaso.
Tel 962628762, cumprimentos
-
- Electricista de 2ª
Caro mmsa,
Essa afirmação só é válida para diferenciais do tipo AC, que são os mais básicos.
Para outros, têm mais tipos de proteção para além desta, e podem disparar mesmo sem haver nenhuma fuga.
Por exemplo um aparelho com uma avaria que passe a consumir apenas uma das ondas (só a positiva ou só a negativa), pode fazer disparar um diferencial com proteção para correntes contínuas.
Essa afirmação só é válida para diferenciais do tipo AC, que são os mais básicos.
Para outros, têm mais tipos de proteção para além desta, e podem disparar mesmo sem haver nenhuma fuga.
Por exemplo um aparelho com uma avaria que passe a consumir apenas uma das ondas (só a positiva ou só a negativa), pode fazer disparar um diferencial com proteção para correntes contínuas.