Bom dia,
Sou leigo na área. Tenho uma potência contratada em casa de 10.35 kw. Para eu aceder à tarifa social de eletricidade, a potência contratada só poderia ser de 6.9 kw- Já experimentei ter 6.9 kw mas o quadro está sempre a ir a baixo. Haverá alguma maneira de organizar as três fases do quadro de uma maneira melhor e passar a suportar a potência mais baixa de 6,9 kw? Será melhor mudar para monofásico ou a carga suportada será menor e não dá?
Grato,
Miguel Pereira
P.S. Possivelmente irei contratar um eletricista, mas também gostava de perceber matematicamente este problema de otimização de distribuição de carga pelas 3 fases. Se me elucidarem já sei se valerá a pena chamar um técnico ou não. Eu terei de ver o que tenho ligado e em que fases está, se esses aparelhos estão sempre ligados, e os que se costumam ligar todos em simultâneo ou não. O objetivo é o quadro estar estável, a luz não ir a baixo e poupar na conta de eletricidade, possivelmente.
Quadro Trifásico / Potência Contratada
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Quadro Trifásico / Potência Contratada
boas. 10.35 kw em trifasico são 15a por fase. e 6.9 kw em trifasico são 10a por fase. em mono 10.35 kw são 45a. e 6.9 kw em mono são 30a. se não tem nada trifasico o ideal é 30a mono que são 6.9kw cump