ited

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

ited

Mensagem por pedro caetano »

boas. uma moradia que entre em remodelação, e que tenha apenas 1 tomada rita, é obrigatorio ter projeto ited, independentemente da camara o exigir? pergunto porque tenho uma moradia em remodelação e tanto o dono como o construtor o exige. como devo fazer? obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times

Re: ited

Mensagem por amoreira »

Boa,

Sim é obrigatório projeto desde que se preveja a alteração das telecomunicações independentemente da câmara o solicitar ou não.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

pedro caetano Escreveu: 27 jan 2025, 12:55 boas. uma moradia que entre em remodelação, e que tenha apenas 1 tomada rita, é obrigatorio ter projeto ited, independentemente da camara o exigir? pergunto porque tenho uma moradia em remodelação e tanto o dono como o construtor o exige. como devo fazer? obrigado
Bom dia,
Pelas formações de ited que já tive, devemos sempre pedir projectos,
Ora bem, nem sempre foi assim,
Vejo por mim, a maior parte das remodelações são feitas sem regras nem normas por electropedreiros que andam por ai...nem tão pouco ponham ATI, tomadas de TV/dados, as vezes nem há? isto nas casas quando não há obrigatoriedade das camaras municipais...

Em remodelações que tenho feito, tanto sempre cumprir as regras ited, maior parte das vezes o cliente/empreiteiro nem quer ATI, nem tv/dados...
Tento sempre colocar ATI nas minhas instalações, mas as vezes para instalações muito pequenas nem ponho ATI...
Agora tenho 2 situações identicas do colega Pedro Caetano:
- 1 moradia em remodelação, fiz tudo conforme o ited, mesmo não tendo projecto nem licenciamento, já pedi ao proprietario para pedir projecto, ainda continuo a espera...
- e tenho outra moradia em remodelação parcial, ao seja não vai haver trabalhos exteriores, é só interiores, o que dificulta a instalação da PAT e CVM até ATI,
Aquelas moradias dos anos 2000, a entrada é aérea,
Neste caso que devo fazer? o cliente não quer pagar projecto ited, não quer abrir roços para instalação de CVM nem PAT,
Já instalei ATI e ZAP e mistas em cada divisão...

Como fazemos nestes casos que o empreiteiro não quer gastar dinheiro?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. neste caso a moradia tem apenas 1 tomada rita no hall de entrada,e tanto o construtor como o dona da casa não quer colocar ited, diz apenas que quer que eles liguem como está, tem baixada telefonica. a parte electrica tambem não esta nos conformes, mas já consegui dar a volta e por bem posto isto como faço deixo como está? cump
npmagalhaes
Curioso
Curioso
Registado: 23 dez 2008, 15:03
Profissão: Engenheiro consultor Projetista e Formador
Been thanked: 2 times

Mensagem por npmagalhaes »

Caro Pedro Caetano,

É obrigatório o projeto ITED, quer seja uma remodelação, quer seja um edifício novo. Obviamente com regras diferentes, por exemplo numa remodelação, podemos não necessitar de todas as tecnologias, depende das situações, podemos colocar um PTI, enfim ....
Tecnicamente, é sempre preferível, mudar uma instalação antiga, por exemplo do tipo RITA, para um ITED.
Isto é a lei, agora se o/a dono/a de obra não quer cumprir a lei, isso tem de ser assumido por ele/a.

Nuno Magalhães

Eng. Tec. Eletrotécnico
Consultor de Projeto e Formador
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

Boas,

Recentemente tive um caso diferente, fizemos uma instalação ited, mas alteramos completamente o que estava em projecto porque o cliente exigiu muito mais tomadas de rede...
Fizemos, cumprimos o manual, mas depois pedi ao empreiteiro para contactar o projectista para alterar o projecto, e pedir os ensaios...
passou se uns meses, em conversa com o empreiteiro sobre este caso, disse me que a camara municipal de lisboa não lhe pediu nenhum documento de ited e assim passou, o proprietario consegui a licença de utilização,
Como é possível ?
Que fazemos neste caso? deixamos e vimos o que acontece?
Responder

Voltar para “Dúvidas”