Dificuldades ligação comutadores em Hall de entrada

Responder
Mm1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jan 2025, 20:25
Profissão: Informatico

Dificuldades ligação comutadores em Hall de entrada

Mensagem por Mm1 »

Tenho um Hall de entrada que tem 3 pontos onde posso ligar e desligar os pontos de iluminação no tecto. Estava a mudar os comutadores antigos por novos comutadores da Lexman Lika (Leroy Merlin), no entanto não estou a conseguir pôr o circuito a funcionar como esperado. No primeiro ponto (entrada) tenho um comutador com 2 teclas. Tem 2 fios pretos (fase) e 2 castanhos (neutro), passando para o comutador do meio. Para este ponto comprei um Lexman lika comutador de escada duplo (1). No ponto do meio tenho 4 fios castanhos (neutro) e o preto a passar lá atrás, tendo comprado um inversor Lexman lika. No ponto final, tenho 2 fios castanhos e 1 preto, tendo comprado um comutador escada Lexman lika. Após ligação dos fios, não consigo ter os 3 comutadores a funcionar, sendo que por vezes liga um das extremidades e depois não consigo desligar no meio e vice versa. Alguém consegue ajudar de como deverá ser feita esta ligação?
Anexos
Último comutador
Último comutador
Meio - inversor
Meio - inversor
Primeiro - Comutador de escada duplo
Primeiro - Comutador de escada duplo
Esquema
Esquema
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Dificuldades ligação comutadores em Hall de entrada

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

3 pontos de comutação = comutador simples + inversor simples + comutador simples.
O primeiro ponto de comutação deveria ter 3 fios, o do meio deveria ter 4 fios, e o final deveria ter 3 fios.
A fase que vem da caixa de derivação entra no fio do primeiro comutador e saem dois para o inversor.
Entram dois fios no inversor e saem outros dois.
No final, entram dois fios e sai um que vai ligar ao ponto de luz.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas.está ai confusão.diz que o primeiro é um escada duplo, o do meio é um inversor e o ultimo um escada.pergunto então o primeiro acende uma lampada só nesse ponto? com uma tecla e a outra tecla acende em escada para o outro comutador deve ser assim. portanto o fio preto que tem a fita preta é a fase, e deve levar um shunt no comutador para depois acender a primeira lampada que é o outro fio preto.julgo que assim é que esta certo cump
Mm1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mm1 »

pedro caetano Escreveu: 23 jan 2025, 14:19 boas.está ai confusão.diz que o primeiro é um escada duplo, o do meio é um inversor e o ultimo um escada.pergunto então o primeiro acende uma lampada só nesse ponto? com uma tecla e a outra tecla acende em escada para o outro comutador deve ser assim. portanto o fio preto que tem a fita preta é a fase, e deve levar um shunt no comutador para depois acender a primeira lampada que é o outro fio preto.julgo que assim é que esta certo cump
O primeiro é um escada duplo que uma das teclas é para acender a luz de fora da porta (parece porque quando comprei o apartamento não tinha lâmpada e ainda não cheguei a testar), enquanto a segunda tecla é para o circuito de comutação para as luzes do Hall de entrada. O problema é que o circuito de comutação em escada não está a funcionar, não estou a conseguir fazer as ligações certas nos 3 comutadores.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Mm1 Escreveu: 23 jan 2025, 17:11 O primeiro é um escada duplo que uma das teclas é para acender a luz de fora da porta (parece porque quando comprei o apartamento não tinha lâmpada e ainda não cheguei a testar), enquanto a segunda tecla é para o circuito de comutação para as luzes do Hall de entrada. O problema é que o circuito de comutação em escada não está a funcionar, não estou a conseguir fazer as ligações certas nos 3 comutadores.
Um comutador de escada duplo são dois comutadores simples.
O principio de ligação mantém-se. Tal como escrevi anteriormente.
Mm1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mm1 »

Entretanto voltei a tentar ligar e desta vez fiz o esquema com a aparelhagem e como tenho montado - a comutação ainda não está a funcionar como o esperado para a lampada do hall de entrada :(

Anexo o esquema e ligação atual - alguém me consegue ajudar o que estou a fazer mal na ligação?

Obrigado desde já.
Anexos
esquema ligaçao eletrica.PNG
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. o erro pode estar no inversor. o 2 e o 4 são a entrada que vem do escada duplo e o 1 e 3 são a saida para o escada simples experimente a trocar os fios. pode ser isso deve ser o amarelo e o verde. cump
Mm1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mm1 »

pedro caetano Escreveu: 30 jan 2025, 18:05 boas. o erro pode estar no inversor. o 2 e o 4 são a entrada que vem do escada duplo e o 1 e 3 são a saida para o escada simples experimente a trocar os fios. pode ser isso deve ser o amarelo e o verde. cump
Boas! Era mesmo isto, bem visto :D Muito muito obrigado, está resolvido!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”