Cablagem livre de Halogéneo

Responder
jpguimaraespinto
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2016, 09:38
Been thanked: 1 time

Cablagem livre de Halogéneo

Mensagem por jpguimaraespinto »

Boas malta,

Uma colega questionou-me sobre um assunto e efetivamente já estou fora da área da construção e não consigo dar grandes certezas pela a interpretação do RTIEBT. Neste momento, trata-se mais curiosidade minha :)

Num hospital, existe uma área de refeitório e tem mais duas salas que servem como armazenamento. Nestas duas salas os cabos instalados são XV mas agora irão efetuar umas obras e indicaram que é necessário substituir a cablagem por uma livre de halógeno.

Confirma-se esta necessidade?
Na minha ótica, mesmo não recebendo público, é uma área num edifício hospitalar e com risco de incêndio BE2 e deste modo é necessário cablagem não propagadora de chamas.

Desculpem se estou a cometer alguma imperfeição. Apenas tenho também curiosidade sobre o tema.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Cablagem livre de Halogéneo

Mensagem por amoreira »

Boas,

522.18 Natureza dos produtos tratados ou armazenados (BE) (veja-se 322.5)

Nota: Nas condições BE2 só podem ser usados cabos de bainha exterior em policloreto de vinilo (V) ou em
policloropreno (N) ou em outros materiais não propagadores da chama, condutas não propagadoras da chama,
condutores blindados com isolamento mineral e cabos sem halogénios da classe C1. Esta medida destina-se a
evitar a utilização de cabos que produzam, na sua combustão, fumos muito densos, que dificultem a evacuação
das pessoas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”