Olá a todos!
Tenho uma questão com a ligação de terra em casa que talvez me possam ajudar.
Comprei esta casa o ano passado e até agora tem sido só ‘maravilhosas’ descobertas especialmente no que toca à parte eléctrica. Já tive de passar cabo de terra em bastantes divisões que nem tinha , especialmente os quartos. Há uns dias andei a experimentar aqueles detectores de tensão e como a luz da terra não acendia e depois de andar a seguir os canos de caixa em caixa e parecer que estava tudo bem calculei que só poderia ser do quadro. Eis que me depara com 2 cabos que nem estavam ligados, e um deles nem perto estava. Isto parece-me ter sido coisa dos ‘técnicos’ da EDP que andaram a abrir o quadro quando vieram instalar os painéis solares, porque antes estava tudo OK. Não vale a pena reclamar porque reclamei da primeira vez porque o quadro ficou a disparar de x em x minutos, vieram cá, trocaram a ordem duns cabos, ficou bom e nem inspecionaram mais nada, adeus assine aqui.
Entretanto como ando com ideias de colocar uma tomada CEE de 16A no exterior e estava a pensar qual seria a melhor maneira de passar o cabo para dentro de casa para não andar a fazer buracos reparo numas caixas e abro para ver se poderia ser uma opção e vejo que os cabos estão desligados.
A minha pergunta: como isto parece intencional, poderá haver alguma razão para isto estar assim? Senão,
posso ligar (desligo o quadro, pelo sim pelo não)?
Obrigado, desde já.
Cumprimentos,
Cabos de terra desligados
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Cabos de terra desligados
boas.aconselho a chamar um tecnico para verificar essa instalação. essa dos fios de terra desligados, pode ser problemas nesses circuitos, e assim com eles desligados, conseguiam ter corrente, visto os ids não disparam . é uma hipotese. cump