Mudar Intercomunicador Apartamento (Contera ou Fermax)

Responder
poughkeepsee
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 dez 2024, 21:34
Profissão: Gestor de Projectos

Mudar Intercomunicador Apartamento (Contera ou Fermax)

Mensagem por poughkeepsee »

Olá a todos. Primeiro post aqui pelo fórum, que encontrei numa pesquisa - desesperada - por respostas para este problema.

Ora, estou a tentar mudar o intercomunicador do meu apartamento e tentei pesquisar alguns modelos 'universais' - encontrei, como opção, o Fermax Veo - https://amzn.eu/d/aZHlhrX (também conhecido por modelo 3431, penso). A marca do atual é Commax, modelo DP-MSS que que já nem se vende.

O manual do intercomunicador tem vários modelos para equivalência mas não tem Commax! - https://www.fermax.com/.doc-download?ty ... po&lang=pt

Do que consegui entender por fazer alguns testes no antigo:
- Fio preto - Trinco
- Fio cinza - Fase/corrente
- Fio branco - microfone
- fio azul - auscultador
- fio vermelho - campainha

Pedia ajuda do fórum para tentar perceber, em primeiro lugar, se este modelo serve para a instalação e, em segundo lugar, ajuda para entender as novas ligações. Muito obrigado! :)

Deixo algumas fotos do antigo:
Imagem
Imagem

E o novo, da Fermax:
Imagem
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

Re: Mudar Intercomunicador Apartamento (Contera ou Fermax)

Mensagem por pedro caetano »

boas. assim não é facil, se não consta da lista, poderá não dar esse da fermax. tente se informar. cump
poughkeepsee
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 dez 2024, 21:34
Profissão: Gestor de Projectos

Mensagem por poughkeepsee »

pedro caetano Escreveu: 03 dez 2024, 15:27 boas. assim não é facil, se não consta da lista, poderá não dar esse da fermax. tente se informar. cump
Boas @Pedro, consegui instalar o intercomunicador, após alguns testes descobri a função de cada fio. O problema é que a campainha não toca...

Este modelo supostamente é universal e tem opção de escolher entre campainha/chamada electrónica ou analógica mas nenhuma parece funcionar.
A eletrónica quando se toca à campainha só dá um ‘estalo’ de estática no telefone, e a opção analógica faz um ‘clique’ na peça com um círculo a azul mas não passa disso, não toca.

Será que é sinal de incompabilidade ou pode ser azelhice minha? Tudo o resto funciona, microfone, falar/ouvir, abrir a porta...

Imagem
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. em principio não é compativel. essa peça marcada a azul parece ser de corrente continua pois os fios vermelho e preto assim o dizem.em principio isso é um besouro talvez 12v. não lhe posso dizer mais nada.cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”