Alteração cabo para placa de indução

Responder
pmf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2022, 23:46

Alteração cabo para placa de indução

Mensagem por pmf »

Boas noites,

Vou efetuar a troca de uma de placa a gás para placa de indução, e preciso duma opinião relativamente à instalação eletrica existente.

Na caixa tenho 5 fios de 2,5 mm², conforme a imagem em anexo, 2 dos quais são reservas. No QE também tenho 2 fios de reserva e já verifiquei que são os mesmos fios.

A minha ideia seria:
- para a placa (6,8 kw) usar estes 2 fios de 2,5 mm² em paralelo para um disjuntor de 25A e passar um novo fio de 4 mm² para neutro,
- para o forno (3,5 kW) utilizar os fios castanho e azul já passados
- agrupar o terra para os 2 equipamentos.

Consideram isto correto?
Qual a vossa recomendação?
Anexos
20241116_102332.jpg
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Alteração cabo para placa de indução

Mensagem por mromeiro »

Bom dia,

Para clarificar, nessa instalação não existem 2 fios de reserva, mas sim, está preparada para um fogão trifásico.
No seu caso, se é monofásico, sim, vão sobrar 2 fios.

Em relação a ligar fios em paralelo, é um conceito que seja permitido ou não, devemos sempre pensar 10x antes de o fazer.
Encontrei o topico viewtopic.php?t=20572 que fala sobre ligar em paralelo, mas numa situação diferente, onde a secção de um fio até seria suficiente.

Voltando ao seu caso, fala em inserir um novo fio.
Eu tenho muitas dúvidas que consiga inserir aí um novo fio, seja ele de que secção for.

Repensando tudo de novo, há que ter em conta:
- dependendo da utilização que vai dar ao fogão, nunca irá necessitar da potência máxima (para isso teria de ligar todas as bocas do fogão ao mesmo tempo e estando todas elas frias, pois à medida que vai aquecendo, vão ligando e desligando para regular a temperatura);
- com base no ponto anterior, poderá colocar um disjuntor de menos intensidade. Por ex um de 16A, ja permite 3,6 KVA, o que deve dar para 2 bocas em simultâneo;
- se as dimensões dos condutores não forem as adequadas, o melhor é retirar todos, e colocar todos de novo;
- se as dimensões das tubagens não permitirem ter 2 circuitos independentes (fogão e forno), o melhor é ter 1 circuito com dimensões adequadas para os 2, mas irá ficar com a limitação de que ao usar o forno, ficará limitado na utilização do fogão (mas isso talvez também aconteça pela potência contratada, por isso pode nem ser um problema);

Resumindo, parece-me que o mais adequado, é retirar esses fios e colocar novos com a secção adequada.
Atendendo a que já não estamos a falar de uma instalação de uma lâmpada, deve ter em atenção que se não tem conhecimentos técnicos, deverá contactar um eletricista, pois já estamos a falar de uma potência considerável, e também para que seja avaliada a hipótese de se substituirem esses condutores (para não correr o risco de tirar esses e depois não conseguir colocar nenhuns).
pmf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2022, 23:46

Mensagem por pmf »

Obrigado pela resposta.

Primeiramente, a ideia será contratar um Eletricista para efetuar o trabalho, mas antes disso quero ter uma ideia do que será a melhor solução a nível técnico.

Do que percebi:

Solução A: utilizar as 2 reservas de 2,5 mm² para alimentar a placa, num novo circuito com disjuntor de 16A. O fio castanho e azul de 2,5 mm² iram alimentar o forno noutro disjuntor de 16A. O fio terra de 2,5 mm² será comum à placa e ao fogão.
Inconveniente: limitação da potência da placa.
Vantagem: não é necessário alterar fios.

Solução B: retirar fios e fazer 2 circuitos independentes. Fogão a 2,5 mm², placa a 4 mm², disjuntor de 16A e 25A correspondentemente.
Neste caso, o terra pode ser agrupado em fio de 2,5 mm²?

Solução C: caso nao seja possível passar tantos fios no tubo, considerar um único circuito, e derivar para os 2 equipamentos.
Neste caso, o recomendável seria fio de 6 mm2 com disjuntor de 32A?
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,
Tudo pode depender do tipo de utilização que dá à placa e ao forno.
No meu caso, tenho uma placa de vidro cerâmica 6,5 KW + forno 2,5 KW alimentados por um circuito 2,5 mm² com um disjuntor de 16A.
É claro que não posso ligar tudo ao mm mesmo tempo, e mesmo com fios mais grossos e um disjuntor de mais amperagem, o quadro também iria abaixo, pois só tenho contratado 4,6 KVA.

Consigo ter 3 bocas do fogão ligadas, mas não devo ligar em simultâneo, para não exigir logo a potência máxima.
Se ligar a última quando as outras já estão quentes, como vão ligando e desligado, vai havendo uma alternância.

Quanto às soluções que propõe.
- solução A: completamente desaconselhável, pois iria passar o neutro com a cor do fio da fase.
Também não poderá partilhar o neutro, pois em monofásico iria fazer a corrente no fio de neutro ser a soma das correntes dos 2 circuitos, e assim exercer a capacidade do fio.

- solução B: é uma solução possível em teoria, mas duvido que consiga lá colocar esses fios.
O secção do fio de terra deverá ser igual à secção dos restantes. Neste caso seria igual aos mais grossos (4mm²).

- solução C: parece-me a mais adequada.
Dependendo da limitação na utilização do fogão que é aceitável para si, poderá ter os disjuntores desde 16A a 32A (com a secção dos fios adequada).
Talvez os 4mm² até seja o melhor, mas assegure-se com o seu eletricista que consegue lá colocar estes fios.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”