Olá, eu fui fazer um teste de continuidade entre fase e neutro de uma tomada de casa 127V e o multímetro apitou mostrando que avia continuidade. E quando fui fazer o teste no quadro de disjuntor entre fase e neutro ele não deu continuidade mostrando que não estaria em curto. gostaria de saber pq que dá continuidade nas tomadas e não no quadro de disjuntor, e se é normal acontecer isso?
Obrigado pela atenção, desculpa se estou sendo leigo.
Teste de continuidade entre fase e neutro de uma tomada
-
- Curioso
- Registado: 02 out 2024, 01:06
- Profissão: Eletricista
Re: Teste de continuidade entre fase e neutro de uma tomada
Viva,
Testes de resistência de isolamento e continuidade devem ser feitos com os condutores livres de potencial (sem estarem energizados). Provavelmente o som acústico que ouviu, seria mesmo um aviso do equipamento de que o teste não estava a ser realizado de forma correta. Repetindo o teste corretamente, sem qualquer equipamento ligado nas tomadas, a resistência deverá ser infinita, caso não haja problemas no circuito.
Testes de resistência de isolamento e continuidade devem ser feitos com os condutores livres de potencial (sem estarem energizados). Provavelmente o som acústico que ouviu, seria mesmo um aviso do equipamento de que o teste não estava a ser realizado de forma correta. Repetindo o teste corretamente, sem qualquer equipamento ligado nas tomadas, a resistência deverá ser infinita, caso não haja problemas no circuito.
Houve uma fase em que a terra era neutra...
Cumprimentos
JagMonteiro
Cumprimentos
JagMonteiro