Boa tarde pessoal,
Necessitava de uma ajuda vossa, criei um pequeno anexo e tenho um quadro secundário na garagem com disjuntores de 16a, e um diferencial, para esse anexo, passei um cabo de 4mm e tenho um pequeno quadro com disjuntores de 20a, la vai estar ligado tomadas e luz normal, uma maquina de cerveja pressão e tomadas para microondas e pequenos eletrodomésticos, quando estavam a fazer a obra o pessoal com 3 maquinas o quadro da garagem disparava com o disjuntor e aconselharam meter um disjuntor de 32a o pedreiro comprou um bipolar , pk aconselharam, mas eu tenho apenas uma fase, mas como ja comprei posso usar o bipolar e como?
E tenho um gerador que gostava de usar neste quadro no anexo em caso de baixa de luz é possível? qual o material necessário?
Obrigado
Disjuntor 32a bipolar numa instalação unifiliar
-
- Curioso
- Registado: 02 out 2024, 01:06
- Profissão: Eletricista
Re: Disjuntor 32a bipolar numa instalação unifiliar
Boas.
Com um cabo de 4mm, não será prudente ir além dos 25A. Se for possivel passar uma alimentação de maior secção, será o ideal.
Relativamente ao grupo gerador, sim, é possivel. Para isso, deverá colocar á cabeça um inversor. Há-os de vários feitios como rotativos por ex. Basicamente é um comutador com pontos 1,0 e 2. Se o gerador suportar arranque remoto e havendo espaço e disponibilidade financeira, poderá instalar um inversor motorizado, que, em caso de falha da rede, dará ordem de arranque ao GG e fará automáticamente a manobra de inversão.
Com um cabo de 4mm, não será prudente ir além dos 25A. Se for possivel passar uma alimentação de maior secção, será o ideal.
Relativamente ao grupo gerador, sim, é possivel. Para isso, deverá colocar á cabeça um inversor. Há-os de vários feitios como rotativos por ex. Basicamente é um comutador com pontos 1,0 e 2. Se o gerador suportar arranque remoto e havendo espaço e disponibilidade financeira, poderá instalar um inversor motorizado, que, em caso de falha da rede, dará ordem de arranque ao GG e fará automáticamente a manobra de inversão.
Houve uma fase em que a terra era neutra...
Cumprimentos
JagMonteiro
Cumprimentos
JagMonteiro
-
- Curioso
- Registado: 02 out 2024, 01:06
- Profissão: Eletricista
Re: Disjuntor 32a bipolar numa instalação unifiliar
Informação adicional: quando os dispositivos de proteção atuam, estão a desempenhar o papel deles. No caso do seu condutor de 4mm, expor a uma corrente de 32A, será submeter o mesmo á possibilidade de uma temperatura para o qual não foi concebido e consequentemente, hipotecar a qualidade do isolamento. Deste modo, ou fica-se pelos 25A, ou aumenta a secção.
Houve uma fase em que a terra era neutra...
Cumprimentos
JagMonteiro
Cumprimentos
JagMonteiro