Dijuntor Diferencial 30mA 10A

Responder
Elektriker
Curioso
Curioso
Registado: 30 dez 2023, 14:39
Profissão: Electricista

Dijuntor Diferencial 30mA 10A

Mensagem por Elektriker »

Boa tarde

Gostava de por numa moradia todos os circuitos de luz separados por diferencial.
a procura de disjuntores diferencias encontrei-me com este. Ja alguem usou a marca tracon?
Ha alguma legislaçao que proiba?

https://adajusa.pt/pt/magnetotermicos-d ... 77016.html

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Dijuntor Diferencial 30mA 10A

Mensagem por nelmindo »

E numa moradia, tem assim uma necessidade tão grande de colocar um diferencial separado por cada circuito de iluminação?

Na minha ótica, colocaria um desses por exemplo numa máquina de lavar roupa, outro na máquina de lavar loiça, outro na iluminação exterior.
Ou seja, equipamentos onde o risco de avaria por falta de isolamento é maior. Na iluminação geral, o risco é baixo comparativamente aos outros circuitos da instalação.

Mas pior do que isto tudo, é escolher a sensibilidade errada... não esquecer primeiro de compatibilizar a sensibilidade com a resistência da terra do local.
Elektriker
Curioso
Curioso
Registado: 30 dez 2023, 14:39
Profissão: Electricista

Re: Dijuntor Diferencial 30mA 10A

Mensagem por Elektriker »

Boa tarde

obrigado pela resposta.
Sim, acho que é importante por um diferencial separado para iluminacao porque se ligar algum aparelho defeituoso numa tomada, fica com luz.
para mim nao ha sensbilidade errada, na Suiça onde trabalhei durante muitos anos tudo o que é tomadadas ate 63A tem de ter obrigatoriamente um diferencial de 30mA, nem é preciso medir a resistencia da terra local. mede-se o isolamento da casa inteira e tem de ter no minimo 1Mohm. e praticamente todos os circuitos estao protegidos por 30mA. Alias sao sempre Disjuntores Diferenciais que se usam, praticamente em obras residenciais ninguem usa Disjuntores. Apesar de a eletricidade ser em todo o mundo igual sao sistemas diferentes.

Mas ainda fiquei saber se ha alguma legislaçao que proibe este diferencial ou se chega ele reger-se pela norma europeia?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”