Desde há vários meses que tenho tido um problema em casa: o quadro eléctrico vai constantemente abaixo, aparentemente sem grande lógica. Pode passar dias sem que aconteça e depois acontecer 4, 5, 6 vezes seguidas num espaço de minutos.
Já tentei encontrar alguma justificação e fazer um pouco de troubleshooting, mas sem sucesso.
Basicamente a casa é dividida em 3 pisos, cada um com um quadro individual: cave (Fig. 2), piso do meio (Fig. 3) e sótão (Fig.4). Depois o piso do meio tem também o quadro central (Fig.1) que controla os outros 3. Quando a luz vai abaixo, só o interruptor geral do quadro central é que vai abaixo (Fig.1, número 1).
Penso que os números 2, 3 e 4 sejam os interruptores gerais dos quadros respectivos (Figs. 2, 3 e 4).
FIGURA 1 - Quadro Central

FIGURA 2 - Quadro Cave

FIGURA 3 - Quadro Máquinas

FIGURA 4 - Quadro Sótão

A luz já foi abaixo a meio do dia, durante a noite, com máquinas de lavar roupa/loiça ligadas e desligadas, luzes ligadas e desligadas, etc. Já foi abaixo sem ninguém ligar/desligar nada naquele momento, mas também vai por vezes quando ligamos alguma coisa (não sempre a mesma coisa).
Por exemplo, ontem foi abaixo 2 vezes seguidas quando liguei uma extensão no piso debaixo (cave). Mais uma vez, apenas o interruptor geral do quadro central (número 1) foi abaixo. Voltei a ligar o quadro e depois a extensão e voltou a ir abaixo. À terceira fiz a mesma coisa e já não desligou...
Já experimentei jogar com os interruptores gerais dos outros quadros (no quadro central - números 2, 3 e 4) mas a luz continua a ir abaixo com qualquer um deles individualmente desligado.. Parece não fazer sentido mas eu sinceramente não tenho o conhecimento necessário.
Qual será o passo mais lógico/fácil a seguir para tentar perceber o que está a causar o problema? Talvez tentar ir aos quadros individuais de cada piso e desligar os botões individuais 1 a 1? Não faço a menor ideia. Se alguém tiver alguma dica, agradecia imenso.
Muito obrigado.