Painel fotovoltaico

Responder
rpires2024
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 set 2024, 11:56
Profissão: Contabilista

Painel fotovoltaico

Mensagem por rpires2024 »

Boa tarde,
Comprei 2 painéis fotovoltaicos plug & play que instalei no telhado.
Sendo plug& play, é uma simples tomada que se ligou a uma tomada.
O meu contador é o Sagemcom CX2000-9, potência contratada10,35kVA, ciclo semanal, bi-horario, nivel de tensão BTN, fase trifásico.

Quando comprei o painel fotovoltaico, dizia que não era necessário instalador, só teria de ligar à tomada (simples).
Estive a ler um decreto de lei onde afirma que painéis fotovoltaicos até 350w não necessitam de registrar, mas os superiores sim.
Os meus painéis fotovoltaicos vêm com um inversor podem produzir 890W.
Tentei registrar os painéis no site da ERSE mas não consigo uma vez que pede um número do instalador. Não tenho número de instalador do electricista, apenas liguei a tomada dos painéis solares.

Aqui vão as minhas dúvidas:
- Será que é primordial fazer o registro dos painéis fotovoltaicos sabendo que não pretendo vender o excedente?
- A energia produzida pelo sol está a ser bem utilizada e contabilizada ou é necessário fazer algo no contador ou mudar de contador? Pelo que li, este contador é bi-directional.
- Posso aproveitar a energia produzida ou depende de outros factores, como por exemplo em que fase está instalada? Pelo que li, não sei se percebi bem, a instalação a ser trifásica, significa que há uma espécie de 3 consumos diferentes e se por exemplo tiver os painéis a produzir numa fase e o consumo noutra fase, isso significa que não aproveito a energia produzida. Isso funciona assim, ou no final o que conta é a soma de tudo (entre consumo e produção)?
- Li também que o consumo é feito por períodos de 15 minutos, como saber se isso também é o caso com o meu contador?
- Também li que a energia produzida pelos painéis podem nalguns casos estar a ser contabilizada incorrectamente como consumo em vez de produção. Como saber se isso é verdade ou poderá estar a ser o meu caso?

Por último, apenas queria produzir energia para autoconsumo, idealmente sem fazer o registro (se possível) e sem vender o excedente.
Se o excedente é injectado na rede ou não pouco me importa.

Obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”