duvida de moradia
duvida de moradia
boa noite,
tenho um quadro electrico para fazer,com corte geral de 80A e barramento de 125A para auma moradia.Esta moradia requer projecto electrico,Certo?
Cumprimentos
tenho um quadro electrico para fazer,com corte geral de 80A e barramento de 125A para auma moradia.Esta moradia requer projecto electrico,Certo?
Cumprimentos
Re: duvida de moradia
Os dados fornecidos não são suficientes para afirmar que é necessário projecto, pois a obrigatoriedade de projecto é em função da potencia requerida ao distribuidor. Só é necessário projecto para S>50Kva, no entanto, caso a moradia tenha uma corrente de serviço de 80A o que equivale a S=55,2Kva trifasico será obrigatorio projecto.
Cumprimentos
Cumprimentos
bjcf Escreveu:boa noite,
Cumprimentos
Da mais informações sobre a moradia, assim a primeira vista parece que isso está muito sobredimensionado.bjcf Escreveu:boa noite,
Cumprimentos
olá de novo...
Já tá resolvido, foi um senhor que queria orcamentar um quadro electrico para uma moradia e pediu me para fazer o desenho do quadro, com alimentação monofásica.é um "bicharoco jeitoso" para ser alimentado a monofasico
tem cerca de 54 circuitos incliundo iluminacao, tomadas, aquecimento tudo separado.eu depois ponho aki.
Já tá resolvido, foi um senhor que queria orcamentar um quadro electrico para uma moradia e pediu me para fazer o desenho do quadro, com alimentação monofásica.é um "bicharoco jeitoso" para ser alimentado a monofasico

tem cerca de 54 circuitos incliundo iluminacao, tomadas, aquecimento tudo separado.eu depois ponho aki.
Boas
Posso ter entendido mal, mas não há potencia de 13,8kva em monofasico, neste momento o maximoé de 10,35kva e nem em todas as instalacoes.
Desculpem intormeter-me
Bom trabalho
Posso ter entendido mal, mas não há potencia de 13,8kva em monofasico, neste momento o maximoé de 10,35kva e nem em todas as instalacoes.
Desculpem intormeter-me
Bom trabalho

aqui vai o quadro de que vos falei alimentado em trifasico.vejam se concordam com o que coloquei la e critiquem se devo mudar alguma coisa.ainda sou novo nestas coisas.
obrigado
(editado a pedido do próprio retirados dados pessoais)
obrigado
(editado a pedido do próprio retirados dados pessoais)
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
bem....
a mim parece-me bem, mas tb ando nisto há pouco tempo..
de qq forma, faço o reparo do cabo para o forno ser só 3G2,5 ... não seria melhor colocar 3G4 ??
a mim parece-me bem, mas tb ando nisto há pouco tempo..

de qq forma, faço o reparo do cabo para o forno ser só 3G2,5 ... não seria melhor colocar 3G4 ??
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
bem o quadro até q esta bem feito... agora... quem n gostaria de o pagar era eu de certeza..
acho um completo exagero tantos circuitos independentes para iluminação e tomadas. o micro-ondas pode perfeitamente ser alimentado por uma tomada geral(isto é so um exemplo)
parece me a mim que estamos mais perante um quadro de dimensões industriais... lolol.
quanto a utilização de cabos disjuntores e diferenciais parece me estar bem feito.
abraço
joão silva

acho um completo exagero tantos circuitos independentes para iluminação e tomadas. o micro-ondas pode perfeitamente ser alimentado por uma tomada geral(isto é so um exemplo)
parece me a mim que estamos mais perante um quadro de dimensões industriais... lolol.
quanto a utilização de cabos disjuntores e diferenciais parece me estar bem feito.
abraço
joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Mas uma coisa é o quadro ser montruoso, outra é concluir que necessita de um contrato de 50KVA!!!
É que a razão de ser monstruoso, pode bem ser a que o colega disse e bem, há circuitos que provávelmente estão a mais (mas se foi o cliente que pediu tudo bem. Se ele pedir um disjuntor por tomada, nada o impede legalmente...)
Agora se a conclusão foi somar à balda, continuo a dizer 50KVA é muita fruta. Tenho empresários a verem-se "negros" para obter autorização para contratar potencias na ordem desses valores...
É que a razão de ser monstruoso, pode bem ser a que o colega disse e bem, há circuitos que provávelmente estão a mais (mas se foi o cliente que pediu tudo bem. Se ele pedir um disjuntor por tomada, nada o impede legalmente...)
Agora se a conclusão foi somar à balda, continuo a dizer 50KVA é muita fruta. Tenho empresários a verem-se "negros" para obter autorização para contratar potencias na ordem desses valores...
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Será que a moradia é assim tão grande?
Se for, na minha opinião, deveria de ter em consideração que para o fogão/forno tem mesmo que ser linha de 4 mm, conforme disse o colega Gemini, RTIEBT 801.5.8, e 14 circuitos para aquecimento, será um circuito para cada aparelho?. É que tem a possibilidade de ter cinco aparelhos por circuito (RTIEBT 801.5.3)(convém linha de 4 mm). Achei estranho o circuito 34, "tomadas c/ terra", será que as outras não têm terra?.
Será que a moradia é assim tão grande?
Se for, na minha opinião, deveria de ter em consideração que para o fogão/forno tem mesmo que ser linha de 4 mm, conforme disse o colega Gemini, RTIEBT 801.5.8, e 14 circuitos para aquecimento, será um circuito para cada aparelho?. É que tem a possibilidade de ter cinco aparelhos por circuito (RTIEBT 801.5.3)(convém linha de 4 mm). Achei estranho o circuito 34, "tomadas c/ terra", será que as outras não têm terra?.
Um aparte
Para a próxima oculta a info dos teus clientes
Aqui todos somos bons rapazes, mas.....

Para a próxima oculta a info dos teus clientes

Aqui todos somos bons rapazes, mas.....