Boa tarde! Antes de mais muito obrigada a quem me ajudar a perceber este problema.
Eu sou muito curiosa e gosto de aprender de tudo um pouco e sei até bastantes coisas de eletricidade que vou aprendendo mas esta situação está a dar-me cabo da cabeça. Vou passar a explicar.
O prédio dos meus pais (9 andares) foi colocado à muitos anos sensores em casa piso, mas à medida que foram-se estragando foram sendo trocados por lâmpadas com sensores.
A grande questão aqui é que a caixa onde ligam os fios e que passa para outro andar não têm corrente (não liga no busca polos nem no medidor) mas a luz acende na mesma noutros não acende mesmo. Inclusive numa das caixas sai uma tomada que funciona mas a caixa não tem corrente na mesma.
Tenho autorização do administrador para ver se consigo resolver esta situação.
O eletricista só consegue ir para a semana, em princípio, e há pisos sem luz e com crianças.
Se me ajudassem a perceber o problema e a tentar resolver agradecia !
Caixa sem corrente
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Caixa sem corrente
Bom dia,
qual a cor dos fios?
Se for azul, de acordo com as normas deverá ser o neutro (o que pode justificar não acender o busca polos nem o medidor (multímetro???)).
NOTA; o busca polos pode ajudar, mas não é fiável, e poderá dar indicações erradas.
Se for preto ou castanho, deverá ser a fase.
Se esta fase estiver depois do interruptor/sensor, só irá ter energia quando o mesmo estiver na posição ligado.
Deverá também tentar perceber a lógica com que foi feita a ligação elétrica, para assim saber exatamente o que está ligado a cada caixa, pois por vezes pensamos que um determinado ponto de luz está ligado a uma caixa, mas poderá até passar por várias.
Não sei se isto ajuda muito, mas sem ir ao local, será difícil ajudar muito mais, a não ser que tenha fotos de alguma coisa relevante para está situação e que possa ter dúvidas.
qual a cor dos fios?
Se for azul, de acordo com as normas deverá ser o neutro (o que pode justificar não acender o busca polos nem o medidor (multímetro???)).
NOTA; o busca polos pode ajudar, mas não é fiável, e poderá dar indicações erradas.
Se for preto ou castanho, deverá ser a fase.
Se esta fase estiver depois do interruptor/sensor, só irá ter energia quando o mesmo estiver na posição ligado.
Deverá também tentar perceber a lógica com que foi feita a ligação elétrica, para assim saber exatamente o que está ligado a cada caixa, pois por vezes pensamos que um determinado ponto de luz está ligado a uma caixa, mas poderá até passar por várias.
Não sei se isto ajuda muito, mas sem ir ao local, será difícil ajudar muito mais, a não ser que tenha fotos de alguma coisa relevante para está situação e que possa ter dúvidas.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 ago 2024, 15:50
- Profissão: Empresária
Bom dia! Sim tenho fotos. De facto o mais estranho é que antes aquela caixa tinha energia. O busca pólos, sei que não é o mais acertado mas era o que tinha a mão para verificar, indicava luz. E a luz do piso acendia. De um momento para o outro fazendo o mesmo deixou de dar luz.
Isso é que é mesmo estranho.
Ando à quase uma semana nisto e a tentar ver todo o tipo de situações mas como não estou tão à vontade não experimento. Daí estar a tentar pedir ajuda.
Isso é que é mesmo estranho.
Ando à quase uma semana nisto e a tentar ver todo o tipo de situações mas como não estou tão à vontade não experimento. Daí estar a tentar pedir ajuda.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Assim parece-me que deverá descobrir qual a(s) caixa(s) que estão diretamente ligadas a essa.
Com a energia desligada, para evitar arriscar a apanhar um choque elétrico, alguém fica numa caixa a abanar os fios que saem por um tupo.
Outra pessoa, noutra caixa, tenta perceber se ouve ou sente algo vindo dos fios que estão a chegar a essa 2ª caixa.
Se conseguir assim identificar que fios interligam essas 2 caixas, já poderá confirmar se a energia chega a essa 2ª caixa, e por um mau contacto não chega à caixa seguinte.
Se as caixas forem distantes, poderá ser difícil que chegue o som ou a vibração feita na outra caixa, por isso poderá ser necessário fazer numa altura que não haja muito ruído ambiente.
Com a energia desligada, para evitar arriscar a apanhar um choque elétrico, alguém fica numa caixa a abanar os fios que saem por um tupo.
Outra pessoa, noutra caixa, tenta perceber se ouve ou sente algo vindo dos fios que estão a chegar a essa 2ª caixa.
Se conseguir assim identificar que fios interligam essas 2 caixas, já poderá confirmar se a energia chega a essa 2ª caixa, e por um mau contacto não chega à caixa seguinte.
Se as caixas forem distantes, poderá ser difícil que chegue o som ou a vibração feita na outra caixa, por isso poderá ser necessário fazer numa altura que não haja muito ruído ambiente.