Mudança de sistema trifásico para monofásico

Responder
batista00
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jul 2024, 10:45
Profissão: audiovisual

Mudança de sistema trifásico para monofásico

Mensagem por batista00 »

Bom dia,

Vivo num pequeno T1 (somos apenas 2 pessoas) sem grandes eletrodomésticos, temos apenas o normal do dia a dia, frigorífico, forno elétrico, microondas, nada de mais... Temos potência contratada de 4,5kW, que tanto quanto sei deveria ser mais do que suficiente para esta situação. No entanto, o quadro está sempre a ir abaixo mal ligamos o forno ou o microondas. Contactei a e-redes e explicaram que o problema deveria ser por termos sistema trifásico, que necessitaria de uma potência contratada mais elevada. Disseram-me que à partida poderíamos passar para uma instalação monofásica, que seria apenas uma questão de confirmar se algum eletrodoméstico requer sistema trifásico, mas não fiquei totalmente esclarecido. Posto isto, gostaria de ter algum conselho sobre qual o melhor procedimento para este caso. Não me parece haver necessidade de ter um sistema trifásico, pelo que percebi, mas não sou entendido no assunto. Quais são as vantagens e desvantagens e o que seria o melhor para o meu caso? Devo fazer a alteração, ficaria mais económico? Como posso saber se há algum eletrodoméstico que não seja compatível? Agradeço desde já qualquer ajuda.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Mudança de sistema trifásico para monofásico

Mensagem por nelmindo »

Se não tem motores de elevação, circulação ou extração de água (poço, piscina ou fossa), a probabilidade de ter algum equipamento trifásico é pequena.

Contactar um técnico para analisar a instalação e responsabilizar-se, para que a e-redes mude de tri para mono. O mais certo é exigirem um termo de responsabilidade desse técnico.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas

Se tem 4,5KW de potencia contratada certamente terá uma PMA (potencia maxima admissivel) superior diria 6,9 ou 10,35 kva.

A verificar-se o que referi peça para alterar a potencia contratada.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
batista00
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jul 2024, 10:45
Profissão: audiovisual

Mensagem por batista00 »

amoreira Escreveu: 23 jul 2024, 14:22 Boas

Se tem 4,5KW de potencia contratada certamente terá uma PMA (potencia maxima admissivel) superior diria 6,9 ou 10,35 kva.

A verificar-se o que referi peça para alterar a potencia contratada.
Bom dia, obrigada pela ajuda. Eu sei que aumentar a potência contratada, inclusive já tive 6,9 e não me dava problemas. A questão é se não será mais económico alterar para sistema monofásico, não me parece fazer sentido ter uma potência tão alta para um apartamento minúsculo onde vivem duas pessoas... O que acha? Obrigada.
HFSF
Curioso
Curioso
Registado: 19 ago 2024, 21:18
Profissão: Eng. Informatico

Mensagem por HFSF »

Os meus pais tinham exactamente o mesmo problema.
Se não tem equipamento trifasico troque para monofasico
JFFP
Curioso
Curioso
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por JFFP »

Aumentar a potencia para 6,9kw provavelmente nao irá resolver o problema.

O problema está que agora a ERedes limita a potência por fase da seguinte forma:

Se tem 4,6kW contratados, está limitado a 4,6/3=1,53kW por fase. Sendo que normalmente o "bico" de cada fogao eletrica é entre os 1,6kW e 2kW, vai ser praticamente impossivel cozinhar nessa casa.

Em resumo, precisa mesmo de passar para monofasico.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”