Boa tarde a todos,
Provavelmente este assunto já foi discutido aqui mas sinceramente o motor de busca não me ajudou ou eu não o soube utilizar.
Daqui a cerca de mês e meio irei receber o meu primeiro VE e preciso de adaptar a minha instalação elétrica para o puder carregar em casa e usufruir de preços realmente convidativos.
Moro numa moradia inserida num condomínio e com lugar de estacionamento num parqueamento comum. Não existe nenhum carregador de VE no local. Tenho a minha arrecadação a cerca de 5-7 metros do meu lugar (mesmo em frente) e na qual existe um pequeno quadro elétrico só para iluminação e tomadas alimentado pelo quadro geral da minha casa.
Que solução seria a mais viável ? A instalação de um quadro elétrico dedicado no meu lugar de estacionamento (32A) ou uma wallbox? Que tipo de soluções alguns de vocês adotaram?
Julgo que pode ser interessante informar que o disjuntor no quadro geral que alimenta o quadro da arrecadação é de 20A e o disjuntor do próprio quadro da arrecadação é de 10A…
Neste momento tenho potência contratada de 5,75kVa.
Gostaria que partilhassem a vossa opinião ou me recomendassem soluções ou técnicos/empresas com quem deva falar.
Obrigado
Ricardo Carpinteiro
Instalação de tomada 32A ou wallbox para carregar VE
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 ago 2024, 19:36
- Profissão: Técnico automação
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Instalação de tomada 32A ou wallbox para carregar VE
Boas,
1º se tem uma potência contratada de 5,75 kVA qual é a PMA (potência máxima admissível) da sua habitação? (se não souber ligue para a e-redes eles disponibilizam-lhe essa informação).
O carregamento por tomada será sempre em minha opinião o ultimo recurso se não for possível a instalação de uma Wallbox.
Se já sabe qual é a viatura que vai comprar deverá verificar qual o é carregador interno da viatura (on board charge) em função disso adquirir o tipo de carregador mais indicado.
A instalação deverá ser realizada por um técnico credenciado e não por um curioso
e respeitar a legislação em vigor nomeadamente as RTIEBT e o guia técnico da DGEG 3ª edição.
1º se tem uma potência contratada de 5,75 kVA qual é a PMA (potência máxima admissível) da sua habitação? (se não souber ligue para a e-redes eles disponibilizam-lhe essa informação).
O carregamento por tomada será sempre em minha opinião o ultimo recurso se não for possível a instalação de uma Wallbox.
Se já sabe qual é a viatura que vai comprar deverá verificar qual o é carregador interno da viatura (on board charge) em função disso adquirir o tipo de carregador mais indicado.
A instalação deverá ser realizada por um técnico credenciado e não por um curioso

Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 02 out 2024, 01:06
- Profissão: Eletricista
Re: Instalação de tomada 32A ou wallbox para carregar VE
Viva,
Deverá começar por, tendo em consideração a capacidade da bateria que pretende carregar, assim como os vários tempos de carregamento com cada potência, avaliar qual a solução que mais lhe convém. Por ex, há pessoas que não se importam de demorar 12h a efetuar uma caga completa, havendo houtras em que esse cenário não lhes agradaria. O tempo de carga, depende da potencia de carregamento e da capacidade da bateria. A potência de carregamento, depende, além do carregador, das carateristicas da instalação e da potência disponivel.
Na instalação que refere, assumindo que o quadro é alimentado com uma secção de 2,5mm, poderia ir até uma poência de carregamento de 3,2 a 3,4KW. Não sendo para si suficiente, a solução passaria pela aquisição de uma wallbox, instalação de uma alimentação preferencialmente de 6mm e, idealmente um aumento de potência até pelo menos 6,9. A instalação de um novo condutor em habitação coletiva, nem sempre é fácil e além de, como disse o colega, ser feito por alguém credenciado, por vezes precisa tb da permissão dos restantes condóminos. Idealmente, juntamente com a nova alimentação, deverá ser passado tb um cabo de comunicação que servirá para que o carregador meça o consumo pontual e possa gerir a potência de carregamento de forma a otimizar a potência contratada da melhor forma.
Deverá começar por, tendo em consideração a capacidade da bateria que pretende carregar, assim como os vários tempos de carregamento com cada potência, avaliar qual a solução que mais lhe convém. Por ex, há pessoas que não se importam de demorar 12h a efetuar uma caga completa, havendo houtras em que esse cenário não lhes agradaria. O tempo de carga, depende da potencia de carregamento e da capacidade da bateria. A potência de carregamento, depende, além do carregador, das carateristicas da instalação e da potência disponivel.
Na instalação que refere, assumindo que o quadro é alimentado com uma secção de 2,5mm, poderia ir até uma poência de carregamento de 3,2 a 3,4KW. Não sendo para si suficiente, a solução passaria pela aquisição de uma wallbox, instalação de uma alimentação preferencialmente de 6mm e, idealmente um aumento de potência até pelo menos 6,9. A instalação de um novo condutor em habitação coletiva, nem sempre é fácil e além de, como disse o colega, ser feito por alguém credenciado, por vezes precisa tb da permissão dos restantes condóminos. Idealmente, juntamente com a nova alimentação, deverá ser passado tb um cabo de comunicação que servirá para que o carregador meça o consumo pontual e possa gerir a potência de carregamento de forma a otimizar a potência contratada da melhor forma.
Houve uma fase em que a terra era neutra...
Cumprimentos
JagMonteiro
Cumprimentos
JagMonteiro