Boas,
Tenho uma duvida,
Numa remodelação da instalação electrica e ited numa moradia que não tem licença camararia (obras sem licença, não foi necessário)
Ao seja, é para fazer tudo novo, vou colocar ATI, tomadas mistas em quartos sala e cozinha, e ZAP numa divisão perto do ATI (questão pratica),
Agora em termos de PAT e CVM ? como posso fazer? devo cumprir o ited4 ?
O ited 4a diz que posso colocar tubo 25mm para PAT ? é verdade? que acham ?
E a entrada é aerea pela fachada, mas devo colocar CVM na mesma no passeio?
Depois na cave é preciso tomadas mistas? ou cave /garagem não é preciso?
Não havendo projecto fico um pouco sem saber que fazer?
aguardo as vossas opiniões pf
Obrigado
ited sem licença camararia
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: ited sem licença camararia
Boas,
No outro dia assisti a um webinar sobre ITED4 em que estavam presentes técnicos da ANACOM e umas das coisas que falaram foi precisamente sobre esse tipo obras em que as câmaras não pedem as especialidades ou obras sem controlo prévio. Ficou claro para todos os presentes que a obrigatoriedade da existência do projeto ITED não está dependente do que referi acima mas sim que a partir do momento em que existam alterações nas instalações de Telecomunicações tem de haver projeto, no caso que referes sendo tudo novo tem de existir projeto, independentemente de da câmara pedir ou não.
Quanto ao ITED 4a não se aplica a moradias unifamilares isso foi desenvolvido para edifícios de habitação coletiva em que as pessoas apenas fazem remodelação da sua fração e deixam uma PTI para futura ligação às infraestruturas coletivas.
Tem de instalar a CVM ou CAM e PAT.
Salvo melhor opinião a entrada dos operadores terá sempre de passar pela CVM ou CAM nunca será uma entrada aérea.
No outro dia assisti a um webinar sobre ITED4 em que estavam presentes técnicos da ANACOM e umas das coisas que falaram foi precisamente sobre esse tipo obras em que as câmaras não pedem as especialidades ou obras sem controlo prévio. Ficou claro para todos os presentes que a obrigatoriedade da existência do projeto ITED não está dependente do que referi acima mas sim que a partir do momento em que existam alterações nas instalações de Telecomunicações tem de haver projeto, no caso que referes sendo tudo novo tem de existir projeto, independentemente de da câmara pedir ou não.
Quanto ao ITED 4a não se aplica a moradias unifamilares isso foi desenvolvido para edifícios de habitação coletiva em que as pessoas apenas fazem remodelação da sua fração e deixam uma PTI para futura ligação às infraestruturas coletivas.
Tem de instalar a CVM ou CAM e PAT.
Salvo melhor opinião a entrada dos operadores terá sempre de passar pela CVM ou CAM nunca será uma entrada aérea.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Obrigado Amoreira,
Este webinar está disponivel na internet?
Quanto ao espaço da cave, não está especificado se são quartos ou não, devo deixar uma tomada mista?
Ou posso considerar garagem? e não preciso de tomada mista?
Pois, o problema é que o cliente não pediu projecto, eu estou a deixar tudo conforme para depois não ter chatices no futuro,
mas deve ser o cliente a pedir o projecto? certo?
Obrigado
Este webinar está disponivel na internet?
Quanto ao espaço da cave, não está especificado se são quartos ou não, devo deixar uma tomada mista?
Ou posso considerar garagem? e não preciso de tomada mista?
Pois, o problema é que o cliente não pediu projecto, eu estou a deixar tudo conforme para depois não ter chatices no futuro,
mas deve ser o cliente a pedir o projecto? certo?
Obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas
Aqui fica o link para o webinar / Faqs ITED4 / ITUR3.
Respondendo à questão colocada é mencionado no vídeo a hora 1:19:00h
Aproveito e deixo também outro link relacionada com o mesmo tema.
Aqui fica o link para o webinar / Faqs ITED4 / ITUR3.
Respondendo à questão colocada é mencionado no vídeo a hora 1:19:00h
Aproveito e deixo também outro link relacionada com o mesmo tema.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!amoreira Escreveu: 16 jul 2024, 16:07
No Manual ITED4, indica que o ITED4a é aplicável em moradias: "4.53 - Aplicação do PCS a uma moradia".
Há anos fiz um projeto ITED4a numa moradia onde o cliente quis executar um anexo com quarto e sala.
Cumps!