Contactores para formar o arrancador estrela/triângulo (?)
Contactores para formar o arrancador estrela/triângulo (?)
Bom Dia,
Agradecia que alguém me esclarecesse a seguinte dúvida:
Como dimensionar as caracteristicas dos contactores para formar o arrancador estrela/triângulo de um motor. O regime de funcionamento do contactor é AC3, mas depois qual a intensidade de corrente a estipular para o contactor para a Rede e Triangulo e para o contactor para a Estrela? ...e a gama de regulação do relé térmico? Agradecia se alguém me explicasse como fazer esses cálculos a partir da potência do motor.
Cumprimentos
Paula
Agradecia que alguém me esclarecesse a seguinte dúvida:
Como dimensionar as caracteristicas dos contactores para formar o arrancador estrela/triângulo de um motor. O regime de funcionamento do contactor é AC3, mas depois qual a intensidade de corrente a estipular para o contactor para a Rede e Triangulo e para o contactor para a Estrela? ...e a gama de regulação do relé térmico? Agradecia se alguém me explicasse como fazer esses cálculos a partir da potência do motor.
Cumprimentos
Paula
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Re: Contactores para formar o arrancador estrela/triângulo (?)
Viva
Espero que o ficheiro em anexo possa ajudar (ver pág. 3 e 17/18) em alguma coisa, mas de certeza que mais ajudas surgirão.
Espero que o ficheiro em anexo possa ajudar (ver pág. 3 e 17/18) em alguma coisa, mas de certeza que mais ajudas surgirão.
- Anexos
-
- Arranque de motores.rar
- (260.89 KiB) Transferido 346 vezes
Apesar de o documento que enviou conter bastante informação útil, infelizmente naõ consegui esclarecer a minha dúvida, mas de obrigado na mesma.
ecastro Escreveu:Viva
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Normalmente na chapa de características do motor vem a corrente nominal que temos por enrolamento. Se estiver em estrela é essa corrente que deverá ter em conta no dimensionamento do relé térmico, caso esteja em triangulo é esse valor x raiz de 3. Porém, convém multiplicar esse valor por um coeficiente de segurança no dimensionamento do relé térmico.
Para os contactores, na folha de características já vem qual a potência que podemos ter por contacto.
Cumps,
Bruno Lima
Normalmente na chapa de características do motor vem a corrente nominal que temos por enrolamento. Se estiver em estrela é essa corrente que deverá ter em conta no dimensionamento do relé térmico, caso esteja em triangulo é esse valor x raiz de 3. Porém, convém multiplicar esse valor por um coeficiente de segurança no dimensionamento do relé térmico.
Para os contactores, na folha de características já vem qual a potência que podemos ter por contacto.
Cumps,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
mas há casos, em que a potencia do motor é consideravel que não há necessidade de sobredimensionar os contactores.
O exemplo que uso é:
Contator de principal: In do motor * 0,58
Contactor de triangulo: In do motor * 0,58
Contactor de estrela: In do motor / raiz de 3
Relé Térmico (se usar disjuntor motor, a conversa é outra, In do motor): In do motor / raiz de 3
O exemplo que uso é:
Contator de principal: In do motor * 0,58
Contactor de triangulo: In do motor * 0,58
Contactor de estrela: In do motor / raiz de 3
Relé Térmico (se usar disjuntor motor, a conversa é outra, In do motor): In do motor / raiz de 3
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Been thanked: 80 times
Boas,
Então um fabricante diz p. ex.:
Que um determinado contactor pode ser usado para uma utilização AC-3 (comutação de motores trifásicos) 400V 15Kw 45A (40ºC), este não pode ser utilizado para essa potência nestas condições? Será que precisa de factores de correcção, sem mais?
Não será melhor aconselhar a ir verificar estas e outras informações aos catálogos dos fabricantes?
Então um fabricante diz p. ex.:
Que um determinado contactor pode ser usado para uma utilização AC-3 (comutação de motores trifásicos) 400V 15Kw 45A (40ºC), este não pode ser utilizado para essa potência nestas condições? Será que precisa de factores de correcção, sem mais?
Não será melhor aconselhar a ir verificar estas e outras informações aos catálogos dos fabricantes?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Paula
vou tentar explicar, por exemplo: Motor 75 Kw 100 Cv 160 Amp 2950 Rpm.
Contactor de linha no mínimo de 93 amp., ou seja 160 amp / raiz de 3 (ou 160amp x 0,58).
Contactor de triângulo é igual ao de linha a nível de potencia
Contactor de estrela é de 93 amp / raiz de 3, o que dá 54 amp. como mínimo.
O arranque em estrela nunca deve de ser superior a 15 segundos, por norma ao fim de 5 a 8 segundos está em sincronismo.
Ter atenção aos binários de arranque.
Ter atenção aos numeros de arranque por hora
Ter o perfil actualizado.
Cump.
Mário
vou tentar explicar, por exemplo: Motor 75 Kw 100 Cv 160 Amp 2950 Rpm.
Contactor de linha no mínimo de 93 amp., ou seja 160 amp / raiz de 3 (ou 160amp x 0,58).
Contactor de triângulo é igual ao de linha a nível de potencia
Contactor de estrela é de 93 amp / raiz de 3, o que dá 54 amp. como mínimo.
O arranque em estrela nunca deve de ser superior a 15 segundos, por norma ao fim de 5 a 8 segundos está em sincronismo.
Ter atenção aos binários de arranque.
Ter atenção aos numeros de arranque por hora
Ter o perfil actualizado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boa Tarde a todos,
Não estou a conseguir chegar a nenhuma conclusão:
Tenho aqui uns cálculos realizados para projecto e os valores dão diferente, por exemplo:
Dados:
P=132 KW cosfi=0.92
Frequência 50 Hz trifásico 400/690 V
Valores apresentados no projecto
I=215A
Arrandores Estrela/Triângulo
Contactores Triângulo e Rede - I=150 A
Contactores Estrela - I = 115 A
Relé Térmico: Gama de regulação 125 A
Os meus cálculos apartir da explicação do Mário:
In=132000/(690*0.92)=208 A
Contactores Triângulo e Rede -I=208/raizq(3)=124A
Contactores Estrela - I = 124/raizq(3)=71 A
Relé Térmico I=124A -> I=125A Ok
Procurando no catálogo Schneider
Arrancadores estrela-triângulo LC3D150P7 certo?
Relé térmico para protecção do motor:LRD4369 certo?
Não consigo chegar a nenhuma conclusão, alguem pode esclarecer a minha confusão?
Cumprimentos
Paula
Não estou a conseguir chegar a nenhuma conclusão:
Tenho aqui uns cálculos realizados para projecto e os valores dão diferente, por exemplo:
Dados:
P=132 KW cosfi=0.92
Frequência 50 Hz trifásico 400/690 V
Valores apresentados no projecto
I=215A
Arrandores Estrela/Triângulo
Contactores Triângulo e Rede - I=150 A
Contactores Estrela - I = 115 A
Relé Térmico: Gama de regulação 125 A
Os meus cálculos apartir da explicação do Mário:
Não consigo chegar a nenhuma conclusão, alguem pode esclarecer a minha confusão?
Cumprimentos
Paula
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Os meus cálculos apartir da explicação do Mário:
Não consigo chegar a nenhuma conclusão, alguém pode esclarecer a minha confusão?
"
Pois bem, se consegues e está certo o calculo acima qual é a duvida?
Se "Contactores Triângulo e Rede -I=208/raizq(3)=124A" O contactor tem que ter esta potencia como mínimo.
Se "Contactor Estrela - I = 124/raizq(3)=71 A" está certo o contactor tem que ter esta potencia no mínimo.
Se "Relé Térmico I=124A -> I=125A Ok"
Explicando, se o relé é de 125Amp, esta é a intensidade que passa em cada fase do motor na ligação de triângulo, em cada um dos 6 condutores que vão ligar na placa de bornes do motor eléctrico e no arrancador. Se está provado que a intensidade é de 125Amp, só temos que encontrar um contactor que nos dê de potencia em AC3 125Amp.
No caso do contactor de estrela a situação é de 71Amp. e seguir o mesmo raciocinio que no contactor de triângulo e de linha.
Ps. Actualizar o Perfil.
Cump.
Mário
"Os meus cálculos apartir da explicação do Mário:
Não consigo chegar a nenhuma conclusão, alguém pode esclarecer a minha confusão?
"
Pois bem, se consegues e está certo o calculo acima qual é a duvida?
Se "Contactores Triângulo e Rede -I=208/raizq(3)=124A" O contactor tem que ter esta potencia como mínimo.
Se "Contactor Estrela - I = 124/raizq(3)=71 A" está certo o contactor tem que ter esta potencia no mínimo.
Se "Relé Térmico I=124A -> I=125A Ok"
Explicando, se o relé é de 125Amp, esta é a intensidade que passa em cada fase do motor na ligação de triângulo, em cada um dos 6 condutores que vão ligar na placa de bornes do motor eléctrico e no arrancador. Se está provado que a intensidade é de 125Amp, só temos que encontrar um contactor que nos dê de potencia em AC3 125Amp.
No caso do contactor de estrela a situação é de 71Amp. e seguir o mesmo raciocinio que no contactor de triângulo e de linha.
Ps. Actualizar o Perfil.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Boa noite,
Eu de facto não estou a acompanhar muito bem estas explicações:
- Porquê usar os 690V nos cálculos e não os 400V? Se assim for, para os cálculos da corrente em estrela teremos que usar 400V e em triângulo os 690V?
- Porquê que se usa o factor de potência se a "corrente reactiva", que serve para manter os campos magnéticos, não passa pelos contactos do contactor?
- A corrente nominal não é a dividir por 3? Ou seja, por cada contacto do contactor? Porquê que dividem In por raiz de 3 e depois voltam a dividir este mesmo valor por raiz de 3?
Se alguém tiver alguma documentação sobre este dimensionamento, teria todo o gosto em lê-la.
Obrigado,
Bruno Lima
Eu de facto não estou a acompanhar muito bem estas explicações:
- Porquê usar os 690V nos cálculos e não os 400V? Se assim for, para os cálculos da corrente em estrela teremos que usar 400V e em triângulo os 690V?
- Porquê que se usa o factor de potência se a "corrente reactiva", que serve para manter os campos magnéticos, não passa pelos contactos do contactor?
- A corrente nominal não é a dividir por 3? Ou seja, por cada contacto do contactor? Porquê que dividem In por raiz de 3 e depois voltam a dividir este mesmo valor por raiz de 3?
Se alguém tiver alguma documentação sobre este dimensionamento, teria todo o gosto em lê-la.
Obrigado,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
Olá
Primeiro, ter atenção às implicações regulamentares em relação a potência e corrente de arranque máximas permitidas para ligação directa à rede pública de motores trifásicos.
(RTIEBT – Parte 5 – Secção 553 Motores)
Segundo, avaliar se para a potência em causa será economicamente mais viável considerar a instalação de um arrancador electrónico (soft starter).
Em todo o caso:
1) Dimensionamento da canalização:
Ib=In+(0.33*Ia)
Ib – Corrente de dimensionamento
In – Corrente estipulada
Ia – Corrente de arranque (7*In)
2) Dimensionamento da protecção geral = In do motor
3) Dimensionamento do contactor de estrela = In/3
4) Dimensionamento do contactor de linha = In/√3 (0.58*In)
5) Dimensionamento do contactor de triângulo = In/√3 (0.58*In)
6) Dimensionamento do relé térmico = In/√3 (0.58*In)
Levar em consideração:
- Quedas de tensão
- Harmónicas
- posição em que é colocado o relé térmico
Junto um interessante documento da MOELLER (atenção pág. 8.37 e seguintes). Cumprimentos
Primeiro, ter atenção às implicações regulamentares em relação a potência e corrente de arranque máximas permitidas para ligação directa à rede pública de motores trifásicos.
Segundo, avaliar se para a potência em causa será economicamente mais viável considerar a instalação de um arrancador electrónico (soft starter).
Em todo o caso:
Ib=In+(0.33*Ia)
In – Corrente estipulada
Levar em consideração:
- Quedas de tensão
- Harmónicas
Junto um interessante documento da MOELLER (atenção pág. 8.37 e seguintes). Cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
as considerações do colega anterior, são esclarecedoras, acho eu.
Quanto à duvida: "Porquê que se usa o factor de potência se a "corrente reactiva", que serve para manter os campos magnéticos, não passa pelos contactos do contactor?" é necessário usar o factor de potencia, porque a corrente "activa" + "reactiva" = aparente (soma vectorial), sendo que esta ultima é a que provoca aquecimentos. Lá por a corrente reactiva servir para fazer campos magnéticos, ela têm lá passar na mesma pelos contactos do contactor.
Para o calculo de quedas de tensão isso sim é que se entra com a activa!
Quanto à duvida: "Porquê que se usa o factor de potência se a "corrente reactiva", que serve para manter os campos magnéticos, não passa pelos contactos do contactor?" é necessário usar o factor de potencia, porque a corrente "activa" + "reactiva" = aparente (soma vectorial), sendo que esta ultima é a que provoca aquecimentos. Lá por a corrente reactiva servir para fazer campos magnéticos, ela têm lá passar na mesma pelos contactos do contactor.
Para o calculo de quedas de tensão isso sim é que se entra com a activa!
Viva,
Parece lógico fazer os cálculos dessa forma, mas a minha dúvida (Mário) éra se é mesmo assim uma vez que o projecto que tenho aqui os valores não são iguais....não quer dizer que esteja bem.
Para dimensionamento da canalização não basta usar Ia=In/√3, uma vez que no arranque temos o contactor a ligar em triângulo?
Cps
Paula
PS:Obrigado a todos estão a ajudar bastante.
Parece lógico fazer os cálculos dessa forma, mas a minha dúvida (Mário) éra se é mesmo assim uma vez que o projecto que tenho aqui os valores não são iguais....não quer dizer que esteja bem.
Para dimensionamento da canalização não basta usar Ia=In/√3, uma vez que no arranque temos o contactor a ligar em triângulo?
Cps
Paula
PS:Obrigado a todos estão a ajudar bastante.
asalopes Escreveu:Olá
Em todo o caso:
Ib=In+(0.33*Ia)
In – Corrente estipulada
Levar em consideração:
- Quedas de tensão
- Harmónicas
- Mário
- Team Apoio
Boas Paula
"Para dimensionamento da canalização não basta usar Ia=In/√3, uma vez que no arranque temos o contactor a ligar em triângulo?"
1º Eu Não escrevi "Para dimensionamento da canalização".
Mas só respondi para contactores.
No momento de arranque só entra o contactor linha e depois o estrela (há casos em que a ordem é inversa, tem a vantagem de proteger o contactor de estrela) e depois de temporizar passa a triângulo, desarmando o contactor de estrela.
Se o contactor dá para 150Amp. em Ac3 está correcto. O contactor de estrela pode ser de potencia inferior, ou seja raiz de 3 da potencia de linha (ou x 0,58)
Cump.
Mário
"Para dimensionamento da canalização não basta usar Ia=In/√3, uma vez que no arranque temos o contactor a ligar em triângulo?"
1º Eu Não escrevi "Para dimensionamento da canalização".
Mas só respondi para contactores.
No momento de arranque só entra o contactor linha e depois o estrela (há casos em que a ordem é inversa, tem a vantagem de proteger o contactor de estrela) e depois de temporizar passa a triângulo, desarmando o contactor de estrela.
Se o contactor dá para 150Amp. em Ac3 está correcto. O contactor de estrela pode ser de potencia inferior, ou seja raiz de 3 da potencia de linha (ou x 0,58)
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
Olá “Paula”
Vamos a ver se desta vez as coisas ficam mais claras:
A) Para melhor sintetização de todo o problema preparei uma tabela que compara vários processos de arranque, que segue em anexo.
B) Segue também em anexo uma folhinha de EXCEL, um pouco incipiente, mas espero que seja útil para simular o que temos discutido. Se contiver erros agradeço seja corrigida.
Cumprimentos
Vamos a ver se desta vez as coisas ficam mais claras:
A) Para melhor sintetização de todo o problema preparei uma tabela que compara vários processos de arranque, que segue em anexo.
B) Segue também em anexo uma folhinha de EXCEL, um pouco incipiente, mas espero que seja útil para simular o que temos discutido. Se contiver erros agradeço seja corrigida.
Cumprimentos