Selectividade Amperimétrica e Selectividade Diferencial Vertical

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Selectividade Amperimétrica e Selectividade Diferencial Vertical

Mensagem por smalhao34 »

Boa noite, tenho em mãos um projecto de Posto de Transformação e Rede Aérea BT, no entanto com a realização da vistoria da DGEG, fooram identificados 2 pontos que passo a citar pois nunca me tinha acontecido e venho pedir alguma ajuda nesta questão:

1. Garantir Selectividade Amperimétrica entre QGE e QT1
2. Garantir Selectividade Diferencial Vertical em toda a instalação de BT

As minhas questões são as seguintes:

A Selectividade Amperimétrica é quando temos disjuntores em série? Por exemplo QGE 100A e QT1 80A de forma a garantir que corta no QT1 e continua em funcionamento o QGE.

A selectividade diferencial vertical pelo que vi nas regras será quando temos diferenciais em série em que estes tem de ser regulada a corrente diferencial neles.

Coloco o diagrama de rede do projecto:
Diagrama.PNG

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Selectividade Amperimétrica e Selectividade Diferencial Vertical

Mensagem por Duzia12 »

No QGE não é obrigatório difrencial mas se quiser usar se possível é criar uma terra de no máximo 5 Ohs e disjuntor Regulável 25V/5=7A
npmagalhaes
Curioso
Curioso
Registado: 23 dez 2008, 15:03
Profissão: Engenheiro consultor Projetista e Formador
Been thanked: 2 times

Re: Selectividade Amperimétrica e Selectividade Diferencial Vertical

Mensagem por npmagalhaes »

Meu caro,

A Seletividade amperimétrica, é questionavel, pois terá de ser sempre averiguada pelos quadristas. No entanto, a regra é a montante o disjuntor ter pelo menos dois escalões acima do que está a jusante.

Quanto à seletividade diferencial vertical, existe dois fatores, seletividade amperimétrica e cronométrica.

Por exemplo, numa série de 3 diferenciais: se o último for com Idif = 0.03A inst, então montante teremos o dobro na amperimétrica e teremos um seletivo: portanto seria um Idif = 0.3A seletivo. A montante deste teria de ser 1 A, com tempo regulável.

Acho que deve ser por teres na cabeça um diferencial de 300mA, tens de alterá-lo.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”