Olá a todos !!
Instalei um Shelly 1 Mini Gen3 numa comutação de escada, alguém me pode dar uma explicação como devo configurar a nova App da Shelly Smart Control para funcionar com a comutação ??
Obrigado
Shelly numa comutação de escada
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Shelly numa comutação de escada
penso que e isto que queres
- Anexos
-
- shelly-plus-1-mini_7.jpg (21.6 KiB) Visto 2598 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Já fiz a instalação, com a comutação de escada não funciona, mas testei com um interruptor simples e funciona.
Li algures que para funcionar com a comutação, tenho de colocar o shelly em modo "Edge", alguém me pode explicar que isso se faz a nova App Shelly Smart Control??
Li algures que para funcionar com a comutação, tenho de colocar o shelly em modo "Edge", alguém me pode explicar que isso se faz a nova App Shelly Smart Control??
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Boa tarde,
Envie fotos de como tentou ligar.
Provavelmente está ligando algo errado.
Suspeito que não esteja a ligar uma fase direta do quadro ao terminal "L" (o que é dito no vídeo como sendo a "fase 2")
Envie fotos de como tentou ligar.
Provavelmente está ligando algo errado.
Suspeito que não esteja a ligar uma fase direta do quadro ao terminal "L" (o que é dito no vídeo como sendo a "fase 2")
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
O "EDGE MODE" pode ser ativado independentemente de estarmos com um interruptor simples, ou com um comutador de escada.
Só depende do que queremos fazer.
Se quisermos converter um interruptor simples em comutador de escada (interuptor + shelly), ou comutador de escada em comutação de escada com inversor (comutador 1 + comutador 2 + shelly), então é mesmo o modo "EDGE" que deve ser ativado.
Deste modo, se os comutadores estiverem com a combinação de ligados, na fase inicial, a shelly irá ligar a lâmpada.
Se na aplicação da shelly apagar a lâmpada, a shelly irá funcionar no modo invertido (ou seja, quando receber sinal no pino SW, irá abrir o contacto e assim desligar a lâmpada)..
Assim, quando alterar a posição de um dos comutadores (que sem a shelly iriam apagar a lâmpada), a shelly vai agora ligada-la (pois está no modo invertido), e assim sucessivamente.
Provavelmente é este o comportamento que pretende.
Encontrei o link https://wolfgang-ziegler.com/blog/set-s ... utton-mode que fala deste assunto, mas não tenho forma de testar se a informação está atualizada.
Com certeza existem muitos mais sites com informação, caso este não seja suficiente.
Só depende do que queremos fazer.
Se quisermos converter um interruptor simples em comutador de escada (interuptor + shelly), ou comutador de escada em comutação de escada com inversor (comutador 1 + comutador 2 + shelly), então é mesmo o modo "EDGE" que deve ser ativado.
Deste modo, se os comutadores estiverem com a combinação de ligados, na fase inicial, a shelly irá ligar a lâmpada.
Se na aplicação da shelly apagar a lâmpada, a shelly irá funcionar no modo invertido (ou seja, quando receber sinal no pino SW, irá abrir o contacto e assim desligar a lâmpada)..
Assim, quando alterar a posição de um dos comutadores (que sem a shelly iriam apagar a lâmpada), a shelly vai agora ligada-la (pois está no modo invertido), e assim sucessivamente.
Provavelmente é este o comportamento que pretende.
Encontrei o link https://wolfgang-ziegler.com/blog/set-s ... utton-mode que fala deste assunto, mas não tenho forma de testar se a informação está atualizada.
Com certeza existem muitos mais sites com informação, caso este não seja suficiente.