Ora viva:
Já vi que há vários tópicos no forum referentes a este assunto, os quais li com muito interesse. Mesmo assim tenho uma (ou mais dúvidas):
A minha questão é mais curiosidade, do que exequibilidade, já que não pretendo de forma imediata aderir por enquanto ME, mas sim dentro de dois/três anos e ir-me já informar-me para saber mais ou menos do que vou ter de pedir. De qualquer forma:
O guia técnico para a ligação de PC para viaturas eléctricas mais recente (2023), ao contrário das versões anteriores, já permite que quem possua um lugar de parqueamento associado à fracção, mas sem acesso a electricidade da fracção, possa fazer uma ligação para PC de VE a partir da fracção, e assim não necessitar de ligar a um QC ou QSC dos parqueamentos, e portanto contabilizar directamente o consumo da sua energia e definir (em função da potência que tem contratada), o valor que pretende entregar ao PC, sem sobrecarregar a casa e a coluna.
Até aqui tudo bem, tendo em conta, que se terá de pedir de certeza autorização ao condomínio para fazer furos em zona comum para passar os cabos, e limitar a corrente, a por exemplo 10/16A para não sobrecarregar a coluna.
Ora bem, no meu caso, em cada patamar existe um armário embutido grande, onde se encontra, os contadores, por onde passa a coluna, e cabos para a iluminação das escadas e telecomunicações e segue as ligações para os pisos abaixo e acima.
A partir desse armário e de cada contador, vai a ligação para cada fração devidamente entubada.
A minha questão é a seguinte:
A ligação para o posto de carregamento (PC), tem de ser feito a partir de casa a seguir ao diferencial instalado pela companhia, ou seja tem de sair um cabo da fração após o diferencial, protegido por um disjuntor, e claro, voltar ao armário e descer à cave, ou pode logo sair do contador para um quadro eléctrico intermédio localizado nesse armário, só com um disjuntor para proteger o cabo (e talvez um diferencial) e daí o cabo para a cave sem ter de ir ao quadro da fracção?
Não creio que este último caso seja legal, pois apesar de o contador ser inteligente e ser ele a limitar a potência contratada, porque é que o diferencial dentro de casa se encontra selado?, por algum motivo o é, e por isso presumo que o cabo para a cave somente pode partir do quadro do interior da fracção e não logo a seguir ao contador, correcto?
Básicamente é esta a minha dúvida, e bem haja a todos.
Obrigado!
Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 jan 2024, 16:13
- Profissão: Eng IT
-
- Curioso
- Registado: 19 set 2008, 19:06
- Has thanked: 6 times
- Contacto:
Re: Ligação eléctrica a carregador de viaturas eléctricas - Armário de atrio
Com as suas duvidas, o melhor será contratar um Tecnico Habilitado, para o seu bem e o bem de todos os proprietarios, onde vive.
Electrotecnia -THE ENERGY
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Terá de sair do Quadro Elétrico da Fração. Se for direto ao ponto de carregamento terá der ter também proteção diferencial.
Cumps!
Terá de sair do Quadro Elétrico da Fração. Se for direto ao ponto de carregamento terá der ter também proteção diferencial.
Cumps!
-
Sim claro, não seria eu a mexer, nem de perto nem de longe. Seria sempre um electricista certificado a tratar de tudo, seja por questões técnicas, legais e de segurança tanto em termos eléctricos como em termos do condomínio como do seguro.minhava79 Escreveu: 28 fev 2024, 22:06 Com as suas duvidas, o melhor será contratar um Tecnico Habilitado, para o seu bem e o bem de todos os proprietarios, onde vive.
Só estou a inquirir primeiro aqui para ter a certeza que não estou a falar "disparate"....

-
Ok, obrigado.Gil82 Escreveu: 29 fev 2024, 12:17 Boas!
Cumps!