Posso derivar um circuito exclusivo de torneira elétrica?

Responder
jotamnz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 fev 2024, 06:46
Profissão: Designer
Localização: São Paulo

Posso derivar um circuito exclusivo de torneira elétrica?

Mensagem por jotamnz »

Olá, pessoal.
Tenho uma dúvida referente à segurança de uma derivação que pretendo fazer.

A torneira elétrica (5500W, 220V, Lorenzetti Essence) está ligada por um circuito exclusivo de 4 mm² em um disjuntor bipolar de 32A, esse circuito percorre cerca de 5 metros a partir do quadro de distribuição até a torneira elétrica, e no mesmo conduíte que ele, passa outro circuito elétrico (para tomadas 110V próximas à torneira elétrica).

Eu gostaria de saber se posso derivar esse circuito da torneira elétrica para fazer a ligação de uma tomada 220V, esta que seria de uso exclusivo de um purificador de água (IBBL FR600, no site do fabricante diz que a potência é de 90W).

Pode ocorrer algum problema, ou tudo bem ligar esses dois aparelhos no mesmo circuito, apenas derivando o mesmo?

Obrigado!


mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 289
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Posso derivar um circuito exclusivo de torneira elétrica?

Mensagem por mromeiro »

Olá jotamnz,

O circuito tal como está, já não está bem, pois 4mm2 é pouco para 32A.
Atualmente não está a exigir esses 32A, mas o fio deverá suportar a corrente que o disjuntor permite.

Se para derivar para essa nova tomada, tiver de cortar o fio que vai para o fogão, então está a piorar a situação.

Mesmo que só pretenda ligar lá um aparelho de 90W (0,4A), aquele circuito só vai estar protegido a partir dos 32A +tolerância normal dia disjuntores.

Assim, até pode conseguir colocar a funcionar, mas não está correto, e em caso de uma avaria (por exemplo um curto -circuito) ou em caso de sobrecarrega (por exemplo alguém ligar um aparelho de grande consumo), os fios poderão aquecer bastante se não colocar de dimensão correta
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”