Bom dia,
Tenho atualmente 5,75KvA em casa, rede monofásica e tenho 2 bombas de águas pluviais num poço no logradouro para evitar que o piso -1 da casa fique inundado quando chove.
Embora atualmente seja raro haver cortes de eletricidade, não quero correr o risco de todo um piso ficar alagado caso haja uma falha na rede elétrica, daí pretender uma solução de backup.
A médio prazo (nunca antes de 1 ano) vou instalar painéis fotovoltaicos com bateria, poderia usar esta bateria para fornecer eletricidade às bombas? E esta bateria ficaria ligada a que quadro? Principal da casa? Do piso -1? Ou do próprio quadro de controlo que as bombas têm? E como se chama o aparelho que faria com que as bombas só recorreriam à bateria em caso de falha da rede elétrica?
Enquanto não instalo os painéis fotovoltaicos, seria viável usar uma bateria de 12V carregada e com um inversor de corrente?
Nota: geradores a combustíveis fósseis estão fora de questão.
Nota 2: o meu eletricista não me soube responder a estas questões.
Obrigado pelo Vosso contributo.
Backup para bombas pluviais
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 4
- Registado: 29 dez 2023, 19:17
- Profissão: Consultor Financeiro
- Localização: Lisboa
-
- Curioso
- Mensagens: 46
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Localização: Portugal
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 4 times
Re: Backup para bombas pluviais
Sim, é possível. Há que estudar a situação, verificar a potência das bombas, mas alguns inversores híbridos têm saídas de emergência que permitem fazer isso. Por exemplo: https://www.fronius.com/es-es/spain/ene ... ckup-powerZed Leppelin Escreveu: 09 jan 2024, 11:46 A médio prazo (nunca antes de 1 ano) vou instalar painéis fotovoltaicos com bateria, poderia usar esta bateria para fornecer eletricidade às bombas? E esta bateria ficaria ligada a que quadro? Principal da casa? Do piso -1? Ou do próprio quadro de controlo que as bombas têm? E como se chama o aparelho que faria com que as bombas só recorreriam à bateria em caso de falha da rede elétrica?
Sim, implica investir num carregador de baterias e num inversor autónomo, independente da rede. Eventualmente um quadro de transferência de carga para permitir dupla alimentação das bombas. Mais uma vez, depende das bombas e do tempo de autonomia pretendido. Não é barato, mas é possível.Zed Leppelin Escreveu: 09 jan 2024, 11:46 Enquanto não instalo os painéis fotovoltaicos, seria viável usar uma bateria de 12V carregada e com um inversor de corrente?