helioneves Escreveu: 25 set 2023, 16:50
Há que começar por perceber o que está a funcionar a essas horas e/ou nas alturas que ele dispara... o seu texto sugere que é algo com temporização... pode também acontecer que o diferencial dispare não pela corrente de defeito mas sim pela sobrecarga, seja ela de curta ou longa duração... prepare-se para fazer uma "vigilia" na altura que ele costuma disparar para tentar perceber que tipo de disparo se trata...
Para esta malta que é mestre nestas andanças, talvez não fosse má ideia fazer um pequeno relatório dos aparelhos que tem ligados, potencias e alturas em que costumam estar ligados... pode ser que eles tenham melhor ideia para o ajudar...
Se a fuga for no neutro, nem dá para despistar desligando os disjuntores, pois só cortam a fase.
Não tenho muito mais a acrescentar do que já foi dito, mas se possível mantenha desligado das tomadas os aparelhos quando não estão a ser utilizados (máquinas de lavar, torradeiras, aquecedores, etc.), para assim tentar perceber se é algum destes aparelhos.
Sendo um disparo com "hora marcada", pode parecer estranho ser em aparelhos que nem estão a trabalhar, mas há que descartar todas as hipóteses.
Se for uma fuga pelo neutro, até pode disparar quando há tensão elevada entre o neutro e terra, que pode ter causas exteriores (haver tensão elevada entre neutro e terra,, é sinal que a terra está mal e/ou o neutro está com maus contratos dentro ou fora da habitação).