Boas,
A minha ariston al68 anda a deitar o quadro abaixo, umas vezes o diferencial outras o disjuntor.
Andei a mexer e a observar e desmontei o seletor.
Agora, como aquilo se desmontou tudo gostaria de saber como tentar colocar no ponto, por favor.
Isto é, fazer coincidir a posição do seletor com a roda dos programas.
Vou tentar anexar umas fotos.
Muito obrigado.
Cumps.
Pedro Costa
Seletor maq. Lavar roupa
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Seletor maq. Lavar roupa
Antes de mais, se a máquina está a fazer desligar o diferencial, terá de ter cuidado, pois pode estar a haver um contacto elétrico com as partes metálicas da máquina, e assim poder apanhar um choque elétrico!
Por isso tenha isto em atenção se ligar a máquina à corrente.
Pelas fotos, aparenta que o botão seletor exterior(o que é encaixado por fora e que não estou a ver nas fotos) só tem 4 posições possíveis.
Deve existir uma ficha (que também não está na foto), que pode ter 2 posições possíveis (a certa e a errada
), mas provavelmente dá para verificar que só tem contactos de um dos lados, e então essa parte é a que liga na placa do lado que tem o circuito (o lado que está visível na foto).
As restantes peças, parece só terem uma posição possível, por isso, não tem como enganar.
Assim sugiro montar todas as peças excepto o seletor exterior.
Depois ligar a máquina (tendo em atenção que há risco de choque elétrico, por isso nunca toque na máquina quando ela estiver paga à corrente), e vá rodando com o seletor exterior colocado de forma provisória, e vá verificando se o que a máquina está a fazer corresponde ao que é apontado pelo seletor.
Só tem 4 possibilidades, por isso não vai demorar muito até colocar na posição certa.
Por isso tenha isto em atenção se ligar a máquina à corrente.
Pelas fotos, aparenta que o botão seletor exterior(o que é encaixado por fora e que não estou a ver nas fotos) só tem 4 posições possíveis.
Deve existir uma ficha (que também não está na foto), que pode ter 2 posições possíveis (a certa e a errada

As restantes peças, parece só terem uma posição possível, por isso, não tem como enganar.
Assim sugiro montar todas as peças excepto o seletor exterior.
Depois ligar a máquina (tendo em atenção que há risco de choque elétrico, por isso nunca toque na máquina quando ela estiver paga à corrente), e vá rodando com o seletor exterior colocado de forma provisória, e vá verificando se o que a máquina está a fazer corresponde ao que é apontado pelo seletor.
Só tem 4 possibilidades, por isso não vai demorar muito até colocar na posição certa.
Viva!
Muito obrigado pela explicação tåo detalhada.
Vou seguir os conselhos.
Só para entenderem porque é que estou a ter este problema, passo a explicar.
Enquanto lavava, disparou o quadro e havia um cheiro intenso a queimado elétrico na divisão.
Daí que tenha andado a tentar descobrir o que queimou/aqueceu.
Entretanto, uns dias lava sem problemas e outros dispara o disjuntor.
Não tem um momento específico do programa para tal.
Agora e após ter descartado tudo o que pude inspecionar (nada está visivelmente queimado), começo a desconfiar do próprio motor...
Agradecimentos e cumprimentos.
Muito obrigado pela explicação tåo detalhada.
Vou seguir os conselhos.
Só para entenderem porque é que estou a ter este problema, passo a explicar.
Enquanto lavava, disparou o quadro e havia um cheiro intenso a queimado elétrico na divisão.
Daí que tenha andado a tentar descobrir o que queimou/aqueceu.
Entretanto, uns dias lava sem problemas e outros dispara o disjuntor.
Não tem um momento específico do programa para tal.
Agora e após ter descartado tudo o que pude inspecionar (nada está visivelmente queimado), começo a desconfiar do próprio motor...
Agradecimentos e cumprimentos.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Pode ser o motor, a resistência de aquecimento, um fio com o isolamento estragado que esteja a tocar na parte metálica da máquina ou a tocar noutro fio, e que assim só faça o contacto de vez em quando, ou até mesmo uma placa eletrónica que se tenha estragado (apesar se ainda conseguir funcionar)
-
- Aprendiz
- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Been thanked: 1 time
Placa electronica... numa máquina com um selector mecânico daqueles... cheira-me a modelo velhinho ainda com motor de indução ( bem bons esses motores... eu sei, que ainda tenho lá uma desse tipo... ) e o problema costuma ser o "contactor" dos platinados...