Comutadores simples e duplos - como ligar?
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2023, 10:07
- Profissão: Funcionário público
Comutadores simples e duplos - como ligar?
Bom dia,
Adquiri recentemente uma nova casa, pelo que não conheço o circuito elétrico aqui instalado. Comecei a substituir tomadas e interruptores que se encontravam queimados ou danificados e até encontrei por exemplo interruptores que depois não tinham sequer fios ligados ao mesmo.
Posto isto deparo-me com problemas a ligar correctamente os fios para conseguir ter os interruptores comutadores a funcionar corretamente.
No caso em concreto é a ligação correcta entre um comutador duplo e um comutador simples, em que aparentemente está tudo bem, mas basta um dos interruptores estar numa posição para não dar a comutação. Tem sido muito de tentativa e erro até dar, mas com os comutadores não está a ser fácil. Só consigo resolver entre comutadores simples.
Tenho comutadores da legrand conforme as fotos. Se puderem ajudar agradeço. Obrigado.
Adquiri recentemente uma nova casa, pelo que não conheço o circuito elétrico aqui instalado. Comecei a substituir tomadas e interruptores que se encontravam queimados ou danificados e até encontrei por exemplo interruptores que depois não tinham sequer fios ligados ao mesmo.
Posto isto deparo-me com problemas a ligar correctamente os fios para conseguir ter os interruptores comutadores a funcionar corretamente.
No caso em concreto é a ligação correcta entre um comutador duplo e um comutador simples, em que aparentemente está tudo bem, mas basta um dos interruptores estar numa posição para não dar a comutação. Tem sido muito de tentativa e erro até dar, mas com os comutadores não está a ser fácil. Só consigo resolver entre comutadores simples.
Tenho comutadores da legrand conforme as fotos. Se puderem ajudar agradeço. Obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: Comutadores simples e duplos - como ligar?
boas. na primeira foto é um interruptor e não um escada pelo menos pelo simbolo. na segunda foto é um comutador de lustre, logo não dá para o que pretende. portanto precisa de um comutador de escada e um escada duplo, penso que os castanhos são os que fazem a comutação do lado do escada duplo deve ser um preto é a fase e o outro é a outra lampada, mas não sei se é isto. cump
-
- Curioso
Obrigado desde já pela resposta. Eu adquiri os interruptores como sendo comutadores (simples e duplos), se na sua opinião não é para o que pretendo (ligar e desligar sem problema em qualquer um dos interruptores) qual é a opção que devo optar? Estes sendo de comutação não deveriam dar?
Supostamente os comutadores simples e duplos da marca legrand têm aquele pormenor a vermelho. Obrigado
Supostamente os comutadores simples e duplos da marca legrand têm aquele pormenor a vermelho. Obrigado
-
- Velha Guarda
boas pelas imagens tanto um como outro não me parece que sejam o primeiro é um interrupor liga o preto onde esta vermelho e sai apenas 1 fio na parte de cima enquanto que o escada liga o preto no vermelho e sai 1 castanho por cima e sai outro castanho por cima mas noutro furo não no mesmo. o outro comutador é um lustre não faz comutação tem de ser comutador de escada duplo, em que uma tecla acende em escada com o outro e a outra tecla acende outra lampada em separado ou em comutação com outro comutador. informe-se se é assim cump
-
- Velha Guarda
boas envio um esquema de interruptores e comutadores cump
- Anexos
-
- Esquema-Eletrico-5b3f525bd6b47 (1).pdf
- (10.16 MiB) Transferido 594 vezes
-
- Curioso
Boa noite, obrigado pela partilha. Vou reverificar as ligações. Obrigado
-
- Curioso
Boas,
Pedi, supostamente, dois comutadores de escada simples, mas ainda assim não estou a conseguir acertar com a ligação, parece que um dos interruptores é como se não estivesse a fazer nada.
Na ligação de baixo tenho 2 fios pretos e 1 castanho, na ligação do topo das escadas tenho 4 fios pretos e 2 castanhos.
Alguma dica? Obrigado desde já,
Em anexo foto do comutador.
Pedi, supostamente, dois comutadores de escada simples, mas ainda assim não estou a conseguir acertar com a ligação, parece que um dos interruptores é como se não estivesse a fazer nada.
Na ligação de baixo tenho 2 fios pretos e 1 castanho, na ligação do topo das escadas tenho 4 fios pretos e 2 castanhos.
Alguma dica? Obrigado desde já,
Em anexo foto do comutador.
-
- Velha Guarda
boas.portanto tem em baixo 2 fios pretos e 1 castanho ao ligar no escada fica o castanho no L e um preto no 1 e o outro no2. agora em cima tem 4 pretos e 2 castanhos é mais dificil de dizer pois não conheço a metodologia da instalação. cump
-
- Curioso
Em cima é em dobro dos fios pois liga 2 conjuntos de luzes em simultâneo. Em baixo a ligação é como a foto? Eu também não conheço a instalação, comprei a casa recentemente e ando a descobrir o que é que liga o quê.
A fase é suposto ligar em que ponto do interruptor da foto?
Obrigado uma vez mais
A fase é suposto ligar em que ponto do interruptor da foto?
Obrigado uma vez mais
-
- Velha Guarda
boas. não o castanho liga no L a vermelho. cump tire foto do outro em cima. cump
-
- Curioso
Então em baixo é suposto ficar um neutro em cada um dos lados e castanho no vermelho certo? Como na foto?
Em cima chega os 3 fios de baixo e são mais 2 pretos e 1 castanho, os pretos é para cada um dos candeeiros. Pela lógica ligo de igual forma ao de baixo?
Em cima chega os 3 fios de baixo e são mais 2 pretos e 1 castanho, os pretos é para cada um dos candeeiros. Pela lógica ligo de igual forma ao de baixo?
-
- Curioso
Envio esquema de como está ligado neste momento. Apenas funciona o interruptor de cima. 

-
- Velha Guarda
boas. julgo que onde tem 4 pretos e 1 castanho é comutador de escada duplo e o esquema que apresenta é um comutador de lustre e assim não funciona. no comutador de escada duplo tem 2 furos vermelhos separados um do outro de maneira a fazer 2 circuitos de lampadas distintas.cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Tem mesmo a certeza que o comutador de cima é duplo (tem 2 botões)?
Pode colocar a foto do lado dos botões?
Em cima parecem ser 2 circuitos independentes, para comandar 2 lâmpadas diferentes.
Numa das mensagens, fala em neutro.
Aqui são apenas fases, que ou vem do lado do quadro elétrico, ou vão para o lado da lâmpada.
Quer o preto quer o castanho podem ser usados para as fases.
Usam-se 2 cores, para ser mais fácil de perceber os circuitos.
Quanto às ligações no seu caso.
No comutador de baixo, o castanho liga no terminal pintado a vermelho, e os pretos nos outros 2 (como está na última foto que enviou);
No interruptor de cima, seguir a mesma lógica, mas apenas com os 3 fios que vêm de um tubo.
Se não funcionar, desligue eses fios, e ligue os 3 fios do outro tubo.
Assim já fica a saber se essa parte funciona.
Depois quando tiver um comutador de escada duplo (com 2 circuitos independentes), já tem como ligar todos os fios, utilizado está lógica.
Pode colocar a foto do lado dos botões?
Em cima parecem ser 2 circuitos independentes, para comandar 2 lâmpadas diferentes.
Numa das mensagens, fala em neutro.
Aqui são apenas fases, que ou vem do lado do quadro elétrico, ou vão para o lado da lâmpada.
Quer o preto quer o castanho podem ser usados para as fases.
Usam-se 2 cores, para ser mais fácil de perceber os circuitos.
Quanto às ligações no seu caso.
No comutador de baixo, o castanho liga no terminal pintado a vermelho, e os pretos nos outros 2 (como está na última foto que enviou);
No interruptor de cima, seguir a mesma lógica, mas apenas com os 3 fios que vêm de um tubo.
Se não funcionar, desligue eses fios, e ligue os 3 fios do outro tubo.
Assim já fica a saber se essa parte funciona.
Depois quando tiver um comutador de escada duplo (com 2 circuitos independentes), já tem como ligar todos os fios, utilizado está lógica.
-
- Curioso
Boa tarde,
Obrigado pelas vossas ajudas.
Inicialmente coloquei simples em baixo e duplo em cima.
Achando que seria mais fácil colocar simples nos dois locais fiquei com a instalação conforme fotos e imagem mais recente.
Neste momento só consegui que ou funciona num lado ou no outro ou então liga em baixo e desliga em cima, e se ligar após isso em cima já não desliga em baixo.
O comutador de escada é assim tão diferente do comutador de lustre? Eu pedi na loja da especialidade comutador de escada.
Em anexo foto da embalagem dos interruptores pode ser que ajude não sei. Muito obrigado uma vez mais
Obrigado pelas vossas ajudas.
Inicialmente coloquei simples em baixo e duplo em cima.
Achando que seria mais fácil colocar simples nos dois locais fiquei com a instalação conforme fotos e imagem mais recente.
Neste momento só consegui que ou funciona num lado ou no outro ou então liga em baixo e desliga em cima, e se ligar após isso em cima já não desliga em baixo.
O comutador de escada é assim tão diferente do comutador de lustre? Eu pedi na loja da especialidade comutador de escada.
Em anexo foto da embalagem dos interruptores pode ser que ajude não sei. Muito obrigado uma vez mais