E-Redes desativou contador / CPE

Responder
tomuser
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 ago 2023, 21:10
Profissão: Outro

E-Redes desativou contador / CPE

Mensagem por tomuser »

Olá,

Foi-me vendido um apartamento num prédio antigo em Lisboa.. Após a compra, verifiquei que o contador não está registado no sistema da E-Redes, não tem um CPE criado. No entanto, não tiraram o contador e está a funcionar sem contrato.

O proprietário diz-me que a casa estava fechada há largos anos e a E-Redes disse que terá sido por isso, foi desativado pelo tempo sem contrato. Ainda vão analisar o caso, mas a pessoa da e-redes disse que provavelmente teria de ter um engenheiro etc para submeter um pedido de ligação à rede.

Isto faz sentido? Já viram isto alguma vez? Está na lei que a e-redes pode desativar passado x anos e depois é como se nunca tivesse existido? Não faz sentido não terem ido na altura da desativação removerem fisicamente o contador, se o tivessem feito mais provavelmente o vendedor saberia da situação, provavelmente nem notificaram o proprietário quando desativaram. Agora irem remover quando há habitantes (que não têm culpa nenhuma pela situação) acho que seria gravíssimo.

Parece-me um pouco descabido ter de submeter um pedido de ligação à rede quase como se tivesse construído uma casa, quando estamos a falar de um prédio numa cidade com várias frações inclusive no mesmo piso, com 3 contadores alinhados no corredor do prédio, só o meu não existe no sistema da E-Redes. E que o custo e tempo perdido recaia sobre o proprietário e não sobre a e-redes.

Obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: E-Redes desativou contador / CPE

Mensagem por amoreira »

Boas

Em instalações unifamiliares é normal passado alguns anos sem fornecimento de energia que o CPE fique inativo e tenha de ser solicitado uma nova ligação á rede, em instalações coletivas do conhecimento que tenho é que fica como "CPE sem fornecimento de energia" sendo possivel em situações normais voltar a pedir a ligação.

Agora não sei de quantos anos estamos a falar em que a instalação esteve sem fornecimento de energia e o que a E-Redes pretende é que seja verificado que a instalação elétrica do prédio (coluna montante) suporta a ligação da sua instalação, dito de outra forma a sua instalação terá de ser certificada novamente.

Posto isto terá de ter alguém que lhe faça um "projeto simplificado" submeter o pedido na plataforma da e-redes e pedir uma vistoria a uma entidade inspetora.

Se a instalação elétrica do prédio suportar o "novo local de consumo" e a instalação elétrica da habitação estiverem ambos em bom estado é possivel que tenha de suportar apenas estes custos, caso contrário uma coisa que poderia a partida ser simples pode se tornar uma dor de cabeça.

Tem em mente a potencia que pretende contratar?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
tomuser
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tomuser »

Estamos a falar da fração vazia cerca de 20 anos.

Um engenheiro consultou o NIP na DGEG e há alguns CPE com esse estado de “sem fornecimento” (verifiquei que o contador não está lá), mas o meu contador nem aparece.
Se estivesse só neste estado de “sem fornecimento” seria pacífico, só pedir para irem por o contador / ligar? Deveriam conseguir explicar-me porque é que o meu contador desapareceu do sistema. Tenho várias evidências de que aquilo já teve de estar registado em tempos no sistema, não sei se evidências suficientes.

Na DGEG, todos as frações tem PMA 6,9kva. Isto à partida significa que é pacífico ligar mais uma fração com essa potência? Seria suficiente.

Se for preciso fazer o pedido de ligação à rede, o que vão avaliar na instalação dentro da fração? Eu sei lá se o eletricista fez bom trabalho e não me vai dar nenhum projeto ou certificação.

O NIP não é de apenas do meu prédio, é de um conjunto de 3 edifícios, que têm acesso pelo mesmo número da rua (tipo uma vila, entrada para um logradouro interior). Assim, são várias frações no mesmo NIP. Qual o impacto disto?

Obrigado
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Nestes casos onde não há CPE associado, será necessário proceder à criação do mesmo. No entanto para esse "novo" CPE será necessário apresentar projeto (visto estarem várias instalações no mesmo NIP e a potência global passar o limiar para necessidade de apresentar projeto) e certificação da instalação.
Visto a instalação ser antiga, deverá ser necessário proceder à "renovação" da mesma.

Cumps!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Boas

Subscrevo o que o colega disse será necessário projeto para criar um novo local de consumo.
tomuser
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tomuser »

Mas qual o enquadramento legal para “passado x anos sem contrato podemos desativar o contador no sistema”?
E desativam do sistema sem irem buscar o contador?
E se uma pessoa quer voltar a ligar, tem de fazer o pedido ligação como se tivesse acabado de construir o prédio em 2023, em vez de se seguir as normas em vigor originais? Que sentido faz todo o prédio pode estar ligado à rede a seguir normais antigas e a fração que teve o azar de ter estado x anos sem contrato tem de cumprir normais diferentes?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Sem CPE criado não vai ser fácil!
No entanto se tem evidência, é uma questão de entrar em contacto com a E-REDES e expor a situação. Só eles é que conseguem criar o CPE novamente.

Cumps!
tomuser
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tomuser »

Alguém já viu um caso semelhante e tem alguma dica.
Entretanto, enquanto tento convencer a E-Redes a regularizar o problema, têm enquadramento legal para cortar a eletricidade por “apropriação indevida de energia”, tenho receio disso.
RICARDOF
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 fev 2019, 19:52

Mensagem por RICARDOF »

Infelizmente já me apareceram situações idênticas tanto em frações residenciais como comerciais.
Cada caso é um caso mas a solução pode ser complicada e dispendiosa.
Vai depender sobretudo do estado da coluna do edifício e das potências das frações e consequentemente do ramal.
Atenção que se está a consumir eletricidade sem contagem está em situação ilegal.

Nota: O que me incomoda é como se permite a venda de frações sem garantia de alimentação de energia elétrica.
laura.reis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jul 2024, 22:47
Profissão: Contabilidade

Mensagem por laura.reis »

Tenho um caso semelhante, mas com uma loja num centro comercial.
A dita loja está fechada há cerca de 10 anos e por isso a E-redes desativou o CPE, agora quero reabrir e pedem uma ficha electratécnica que contenha todos CPE para o NIP do prédio, o que me parece absurdo. O prédio tem lojas ativas e com fornecimento de energia e eu tenho faturas antigas com o meu CPE que apesar de desativado, tenho o contador ainda na loja (e é recente - digital).
Alguém conhece alguma forma de pedir a re-ativação do meu CPE de forma mais fácil?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Boas,

O que a E-Redes pedes é o habitual e se a única coisa que a impede de realizar um contrato de energia é a Ficha Eletrotécnica acredite que tem o caminho "facilitado".
Tem de contratar um técnico habilitado (Eng.º ... Instalador) para o efeito, aqui no fórum existem inúmeras pessoas que a podem ajudar caso não conheça ninguém.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”