Boa tarde a todos
Tenho uma situação numa ETAR inaugurada recentemente em que se verifica uma Terra de Proteção de 0,9 Ohm (medida com estacas da Fluke).
Tenho um PT Aéreo só para esta instalação.
Quando a instalação não tem carga de monta existe uma tensão entre a Terra e o Neutro de 90Vac.
Quando a referida instalação entra em carga com motores de arejadores, a tensão atrás referida baixa para os 17Vac.
Nunca tal encontrei.
Espero encontrar aqui algumas respostas ou direções para investigar este problema.
Obrigado
Terra de Proteçãos com tensão flutuante
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jul 2020, 20:26
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Terra de Proteçãos com tensão flutuante
Boas
Tens variadores de velocidade?
Tens condensadores de correção FP?
Tens o neutro à terra?
Cump.
Mário
Tens variadores de velocidade?
Tens condensadores de correção FP?
Tens o neutro à terra?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sem estar relacionado com o problema, o terra foi medido com o ligador amovível desligado?paulopedro1961 Escreveu: 11 jul 2023, 18:13 Boa tarde a todos
Tenho uma situação numa ETAR inaugurada recentemente em que se verifica uma Terra de Proteção de 0,9 Ohm (medida com estacas da Fluke).
Tenho um PT Aéreo só para esta instalação.
Quando a instalação não tem carga de monta existe uma tensão entre a Terra e o Neutro de 90Vac.
Quando a referida instalação entra em carga com motores de arejadores, a tensão atrás referida baixa para os 17Vac.
Nunca tal encontrei.
Espero encontrar aqui algumas respostas ou direções para investigar este problema.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,
ao reler o post inicial, pelo comportamento da instalação descrito, fico com muitas dúvidas de que esse neutro tenha terra de serviço.
Não é na terra que está a tensão mas sim no neutro.
De qualquer modo era simpático que desse notícias sobre o diagnóstico final e qual a solução.
Ohmico
ao reler o post inicial, pelo comportamento da instalação descrito, fico com muitas dúvidas de que esse neutro tenha terra de serviço.
Não é na terra que está a tensão mas sim no neutro.
De qualquer modo era simpático que desse notícias sobre o diagnóstico final e qual a solução.
Ohmico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jul 2020, 20:26
Boa tarde
Peço desculpa pelo atraso na resposta.
O que se verificou foi que o PT aéreo, não estava devidamente aterrado e a Terra da instalação estava a refletir um Neutro flutuante.
Peço desculpa pelo atraso na resposta.
O que se verificou foi que o PT aéreo, não estava devidamente aterrado e a Terra da instalação estava a refletir um Neutro flutuante.