Como proteger a garagem num circuito em serie?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 jul 2023, 13:40
- Profissão: Emp. Mesa
Como proteger a garagem num circuito em serie?
Olá boa tarde, não sou eletricista, mas um curioso que gosta de se entreter com pequenos arranjos.
Tenho uma mini oficina na garagem, onde faço as minhas coisas.
No quadro da garagem não tenho hipótese de trazer um circuito dedicado desde o quadro de casa, apenas posso fazer uma derivação da varanda.
Cada vez que "estoira" alguma coisa na garagem... Lá tenho que subir as escadas até ao 2.º andar e ligar o diferencial e voltar escadas a baixo.
Resumindo
No quadro de casa tem um diferencial de 300mA.
Dai sai para um dos disjuntores que protege a máquina de lavar na varanda e dai tem uma derivação (em série) para a baixada até à garagem.
Na garagem tem um diferencial de 30mA e depois outro disjuntor.
Sempre que ligo na garagem por exemplo o micro ondas que tem uma avaria... disparam sempre os dois diferenciais e lá tenho que subir e descer outra vez...
ENTRADA --> DIFERENCIAL 300mA --> DISJUNTOR --> DIFERENCIAL 30mA --> DISJUNTOR.
Pergunta:
Como posso proteger o circuito da garagem em serie sem disparar o disjuntor de casa?
Como disse em cima não tenho possibilidades de fazer uma ligação desde o quadro direta até à garagem, assim colocava os disjuntores em paralelo e penso que resolvia.
Agradeço desde já a vossa atenção. Obrigado
Tenho uma mini oficina na garagem, onde faço as minhas coisas.
No quadro da garagem não tenho hipótese de trazer um circuito dedicado desde o quadro de casa, apenas posso fazer uma derivação da varanda.
Cada vez que "estoira" alguma coisa na garagem... Lá tenho que subir as escadas até ao 2.º andar e ligar o diferencial e voltar escadas a baixo.
Resumindo
No quadro de casa tem um diferencial de 300mA.
Dai sai para um dos disjuntores que protege a máquina de lavar na varanda e dai tem uma derivação (em série) para a baixada até à garagem.
Na garagem tem um diferencial de 30mA e depois outro disjuntor.
Sempre que ligo na garagem por exemplo o micro ondas que tem uma avaria... disparam sempre os dois diferenciais e lá tenho que subir e descer outra vez...
ENTRADA --> DIFERENCIAL 300mA --> DISJUNTOR --> DIFERENCIAL 30mA --> DISJUNTOR.
Pergunta:
Como posso proteger o circuito da garagem em serie sem disparar o disjuntor de casa?
Como disse em cima não tenho possibilidades de fazer uma ligação desde o quadro direta até à garagem, assim colocava os disjuntores em paralelo e penso que resolvia.
Agradeço desde já a vossa atenção. Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 21 jun 2023, 10:43
- Profissão: informatico
Re: Como proteger a garagem num circuito em serie?
Olá
também não sou entendido mas penso que o problema que se está a deparar é uma questão de selectividade.
Veja o video para ver se o ajuda...
obg
também não sou entendido mas penso que o problema que se está a deparar é uma questão de selectividade.
Veja o video para ver se o ajuda...
obg
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Uma solução possível é colocar um disjuntor no quadro elétrico dedicado para o quadro da garagem e assim fica:
ENTRADA --> DISJUNTOR --> DIFERENCIAL 30mA --> DISJUNTOR.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 21 jun 2023, 10:43
- Profissão: informatico
Vai ter que subir na mesma as escadasamoreira Escreveu: 12 jul 2023, 12:20 Uma solução possível é colocar um disjuntor no quadro elétrico dedicado para o quadro da garagem e assim fica:

-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. o ideal é como foi referenciado, no quadro principal coloca un dijuntor de 20a por exemplo e coloca um cabo de 4mm ligado a ele ate á garagem. de maneira a que a garagem fique separada do resto da casa. é a unica solução que tem de resto tem de subir as escadas. cump
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 jul 2023, 13:40
- Profissão: Emp. Mesa
Obrigado pelas sugestões, um circuito independente é impossível sem cabos a passar por dentro de casa pelas paredes, essa solução dos diferenciais que rearmam automaticamente vou ver com atenção.