Boas
Já fiz alguns projetos de fotovoltaicos mas este é o 1º que faço para um edifício multifamiliar em regime de autoconsumo individual.
Queria pedir a vossa opinião/ajuda no seguinte, tenho os inversores da SOLAX X1-MINI 0,6K-G3 todos na cobertura e daí interligo com os respetivos quadros das frações e tenho dúvida se devo proteger o cabo entre o inversor e o quadro da fração ou se este cabo já está protegido pelo inversor.
Na prática se devo colocar um mini quadro elétrico junto do inversor para proteger o cabo que vai para a fração ou se não é necessário.
Edifício multifamiliar - Autoconsumo Individual
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Edifício multifamiliar - Autoconsumo Individual
- Anexos
-
- X1-MINI-G3.pdf
- (1.99 MiB) Transferido 150 vezes
-
- Diagrama solar.pdf
- (138.78 KiB) Transferido 141 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Re: Edifício multifamiliar - Autoconsumo Individual
Atenção que a instalação solar deve conter um diferencial tipo B ou tipo A(caso o inversor proteja contra correntes continuas).
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas se percebi apesar do inversor ter proteções internas o disjuntor de interligação no quadro da fração deverá ser 1 disjuntor diferencial do tipo A e não um disjuntor comum é isso ?borllock Escreveu: 29 jun 2023, 15:12 Atenção que a instalação solar deve conter um diferencial tipo B ou tipo A(caso o inversor proteja contra correntes continuas).
O inversor tem estas proteções internas
O que me estás a dizer nem é novidade para mim porque normalmente eu considero o diferencial sempre que tenho um quadro elétrico fotovoltaico mas neste caso não tenho esse quadro daí a minha dúvida.
Exemplo
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Deverás dotar a instalação de 1 diferencial que proteja a instalação elétrica do do edifício de correntes de fuga DC, e isso só consegues com diferencial tipo A ou B, mediante o tipo de inversor. Esse como diz que possui proteção DC muito provavelmente tipo A é suficiente.