Afastamento insuficiente de linha de Média tensão a edifício? :shock:
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 jun 2023, 19:35
- Profissão: Serralheiro
Afastamento insuficiente de linha de Média tensão a edifício? :shock:
Boa tarde,
Moro num apartamento do último andar.
Reparei agora que me passa uma linhas, ao que parece de média tensão muito perto do edificio, da estação sai AT 60kv/15kv MT.
Estimo, como podem ver pela foto, que na diagonal à cobertura do edificio sejam uns ~7 metros.
Os entendidos não acham isto muito perto?
Consultei o RSLEAT artigo 29, pelo que parece estar de acordo com o regulamento (sou um leigo). Mas estou bastante desconfortável com a ideia de viver literalmente ao lado desta linha.
Cumprimentos
Moro num apartamento do último andar.
Reparei agora que me passa uma linhas, ao que parece de média tensão muito perto do edificio, da estação sai AT 60kv/15kv MT.
Estimo, como podem ver pela foto, que na diagonal à cobertura do edificio sejam uns ~7 metros.
Os entendidos não acham isto muito perto?
Consultei o RSLEAT artigo 29, pelo que parece estar de acordo com o regulamento (sou um leigo). Mas estou bastante desconfortável com a ideia de viver literalmente ao lado desta linha.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: Afastamento insuficiente de linha de Média tensão a edifício? :shock:
Boas!
Quando estava na EDP, usava os 4m como referência para média e alta tensão. Portanto em termos de segurança não há problema.
Cumps!
Quando estava na EDP, usava os 4m como referência para média e alta tensão. Portanto em termos de segurança não há problema.
Cumps!
-
Obrigado pela resposta Gil82!
Segurança em termos de choques elétricos ou de viver 24/7, ainda por cima com uma criança de alguns meses, com uma linha de média tensão (ao que parece 15kv)?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
A segurança que falo não se relaciona com questões de saúde. Se formos a ver o telemóvel e o wi-fi fazem mal à saúde e "todos" temos em casa.
As linhas MT devem igualmente ter um fator para a nossa saúde, como o ar que respiramos e o barulho que nos afeta.
Cumps!
A segurança que falo não se relaciona com questões de saúde. Se formos a ver o telemóvel e o wi-fi fazem mal à saúde e "todos" temos em casa.
As linhas MT devem igualmente ter um fator para a nossa saúde, como o ar que respiramos e o barulho que nos afeta.
Cumps!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas
Aquando da construção do edifício se a linha de MT já lá existia devia ter-se feito o desvio da linha aérea, é o normal nem sei como deixaram passar isto.
Aquando da construção do edifício se a linha de MT já lá existia devia ter-se feito o desvio da linha aérea, é o normal nem sei como deixaram passar isto.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
Obrigado pela resposta amoreira.amoreira Escreveu: 30 jun 2023, 09:19 Boas
Sim, sei que a linha já lá existia. Simplesmente meteram um poste, o que se vê na imagem, mais alto.
Tem experiência sobre se é possível fazer esse pedido à e-redes? isto é, se eles são receptivos a tal coisa?
Cumprimentos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas
Uma vez construído o edificio não sei dizer se a E-redes está disponivel para tratar do desvio da rede MT isso devia em minha opinião ter sido tratado na fase de projeto / construção.
Uma coisa é certa os custos serão sempre imputados aos interessados, neste caso os moradores.
Uma vez construído o edificio não sei dizer se a E-redes está disponivel para tratar do desvio da rede MT isso devia em minha opinião ter sido tratado na fase de projeto / construção.
Uma coisa é certa os custos serão sempre imputados aos interessados, neste caso os moradores.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
Obrigado pelas respostas!
Já agora, estas inscrições no poste de betão ajudam a perceber que tipo de linha se trata?
Cumprimentos!
Já agora, estas inscrições no poste de betão ajudam a perceber que tipo de linha se trata?
Cumprimentos!
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 4 times
Poste MT de 28 Metros que suporta esforço máximo principal de 2250 daN.dewike Escreveu: 03 jul 2023, 12:35 Obrigado pelas respostas!
Cumprimentos!
Sobre se a E-REDES efetua a modificação do poste? Claro que sim. Desde que o cliente pague os custos associados.
Cumprindo com a as distâncias regulamentares (em anexo), que parece cumprir, os custos são da responsabilidade do requerente.
Se se trata de um loteamento, aquando da aprovação do projeto pela E-REDES, a carta de aprovação informa o promotor da necessidade de promover a modificação das redes MT/AT, caso impactem com o respectivo loteamento.
Cumprimentos.
Cumprimentos,
JM
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Viva jtsilvamoura,
Essa tabela com as distâncias consta em algum documento? Podes partilhar?
Obrigado!
Essa tabela com as distâncias consta em algum documento? Podes partilhar?
Obrigado!