Me mudei recentemente e contratei um eletricista para refazer toda a instalação elétrica do apartamento, que era muito antiga, sem aterramento, com fios rígidos e o quadro sem DR nem DPS, só com aqueles disjuntores antigos.
Tudo ficou aparentemente muito bem feito. Estava satisfeito até ir dormir pela primeira vez no apartamento. Pra minha surpresa a lâmpada de LED do quarto estava "meio" acesa, mesmo depois que desliguei no interruptor. Uma luz muito fraquinha, que só dava pra perceber porque estava totalmente escuro mesmo. Eu testei a lâmpada em outro interruptor da casa e constatei que ela continuava meio acesa mesmo desligada (a lâmpada desse outro cômodo não apresentava o mesmo problema), então imaginei que fosse problema e fui fazer a troca da lâmpada.
Na loja eles aceitaram a troca, mas a pessoa que me atendeu me disse que isso ocorria porque a instalação estava errada. Ele me explicou que o interruptor estava ligado no neutro, e que o fase estava direto na lâmpada, e que devia ser o contrário, como na imagem abaixo:

Isso me deixou com algumas dúvidas. Primeiro, isso pode causar algum problema? Tipo reduzir a vida útil da lâmpada?
E também queria saber se isso pode aumentar minha conta de energia. É claro que no caso da lâmpada que fica meio acesa eu terei um custo, mas e no caso de lâmpadas que estão ligadas num circuito invertido mas que não ficam meio acesas, também há consumo de eletricidade?