Duvida sobre Disjuntor do Padrão de entrada

Responder
EduGouveia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jun 2023, 21:30
Profissão: Empresário do ramo de TI

Duvida sobre Disjuntor do Padrão de entrada

Mensagem por EduGouveia »

Olá! Meu primeiro tópico por aqui!

Estou querendo iniciar no mundo da elétrica, pretendo ainda fazer alguns cursos e queria entender melhor como funciona aqui na residência que alugo. Eu quero aprimorar o quadro com DPS e DR, mas já esbarrei em uma dúvida mais básica, lá no padrão de entrada.

Lá tem um disjuntor de 70A e sua entrada conta com três cabos vindos do relógio (dois pretos e um azul). Pois bem, imagino ser duas fases e um neutro. O problema é que na saída desse disjuntor, que são os cabos que vem para a minha residência, o cabo azul se transforma em um cabo verde, que seria aterramento... fiquei um pouco perdido nisso, e queria saber se é normal e se esse cabo é na verdade um terra ou um neutro.

Segue a foto abaixo!
WhatsApp Image 2023-06-18 at 17.32.35.jpeg
Meu relógio é um E23A (LANDIS GYR)

Muito obrigado!
EduGouveia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jun 2023, 21:30
Profissão: Empresário do ramo de TI

Re: Duvida sobre Disjuntor do Padrão de entrada

Mensagem por EduGouveia »

Aproveitando, dei uma pesquisada sobre esse relógio E23A (LANDIS GYR) e ele diz ser monofásico... mas, pelo que entendi olhando os fios do meu, ele está sendo alimentado com 2 fases e o neutro passa por fora, indo direto para o disjuntor da foto do meu post.

Agora é que deu nó na minha cabeça, rsrs. O Relógio é monofásico mas aceita duas fases? Ficou meio obscuro isso para mim. Detalhe que aqui no quadro de entrada da casa entram dois fios pretos em um disjuntor geral de 220V, logo, são duas fases. É normal o relógio dizer ser monofásico e operar como bifásico?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”