Projecto >> Adicionar tomada 32A

Responder
blackibiza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 set 2016, 11:58
Has thanked: 1 time

Projecto >> Adicionar tomada 32A

Mensagem por blackibiza »

Bom dia a todos,

Tenho como plano adicionar uma tomada de 32A numa das divisões, e como tal andei a fazer um levantamente do que tenho.

A minha casa foi montada em trifásico.
Actualmente tenho monofásico com shunt no quadro principal (feito na altura pela EDP)

Então é assim o esquema >>
Quadro principal:
- Interruptor corte Hager sbn463 trifásico 63A 400V
- Disjuntor Hager mwn332 trifásico 32A (sai daqui cabo 6mm2 para o quadro seguinte)

Quadro receptor1:
- Interruptor corte Hager sbn425 trifásico 25A 400V
- Disjuntor Hager mwn325 trifásico 25A (sai daqui cabo 4mm2 para o quadro seguinte)

Quadro receptor2:
- Interruptor corte Hager sbn425 trifásico 25A 400V
- Disjuntor Hager mw120 monofásico (sai daqui cabo 2,5mm2 para o quadro seguinte)

Quadro receptor3 (garagem):
-Interruptor diferencial Schneider 25A monofásico

Questões:
Para conseguir adicionar tomada CEE 32A na garagem preciso de:
1 - Alterar o diferencial no quadro3 para um mono 40A, adicionar um disjuntor 32A e trocar o cabo que está entre o quadro2 e quadro3 para secção 6mm2?
2 - fio secção 6mm2 até à tomada CEE 32A (fêmea).

Preocupações:
É apenas isto?
Os outros disjuntores como são trifásicos, não preciso de trocar, certo?
Dado que tdas as fases somadas são mais que 40A, ou estou a ver mal as coisas?

Possíveis problemas actuais:
Tenho um problema que tem a ver com o ruido nos 50hz (acho que é a corrente do neutro). Como tenho um subwoofer que toca os subgraves a partir dos 10Hz, ele faz um "ruido" +/- ali pelos 50Hz. Será que tenho problemas com fugas no neutro por ter disjuntores trifasicos numa rede actualmente monofásica.

O outro problema é que actualmente carrego o carro a 16A na garagem. E a situação é que a tensão cai para os 200V. Será que isso se deve à espessura do cabo que liga a esse quadro (apenas 2,5mm2)?

Grato por todas as respostas desde já.

PS - caso ajude, poderei partilhar fotos.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: Projecto >> Adicionar tomada 32A

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Isso ainda não ardeu? Não deve faltar muito...
Não percebi isso dos Quadros Elétricos... Estão alimentados em cascata?
A tomada de 32A é para carregar o carro elétrico?
Peço desculpa, mas parece-me que é mais um caso de comprar um carro elétrico e depois logo se vê como se carrega lá em casa. Quando se tem garagem ainda menos mal, agora quando de carrega pela janela com a extensão deviam começar a levar coimas para ver se aprendem a fazer as coisas como deve ser!

Voltando ao tópico, nessa instalação aconselho a não carregar mais de 10A. Está mais que visto que a instalação não comporta essa carga (quedas de tensão superiores a 10%!).
Será aconselhável verificar com um profissional a instalação, ainda por cima com os shunts de trifásico para monofásico. Não esquecer que as cargas eram distribuídas pelas 3 fases e agora está tudo numa!

Cumps!
blackibiza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 set 2016, 11:58
Has thanked: 1 time

Mensagem por blackibiza »

Gil82 Escreveu: 07 jun 2023, 11:49 Boas!

Isso ainda não ardeu? Não deve faltar muito...
Porque diz isso?
Gil82 Escreveu: 07 jun 2023, 11:49 Não percebi isso dos Quadros Elétricos... Estão alimentados em cascata?
A tomada de 32A é para carregar o carro elétrico?
Sim, poderei dizer que estão em cascata.
A tomada 32A será para o carro electrico (neste momento é carregado a 16A).

Gil82 Escreveu: 07 jun 2023, 11:49 Peço desculpa, mas parece-me que é mais um caso de comprar um carro elétrico e depois logo se vê como se carrega lá em casa. Quando se tem garagem ainda menos mal, agora quando de carrega pela janela com a extensão deviam começar a levar coimas para ver se aprendem a fazer as coisas como deve ser!

Voltando ao tópico, nessa instalação aconselho a não carregar mais de 10A. Está mais que visto que a instalação não comporta essa carga (quedas de tensão superiores a 10%!).
Será aconselhável verificar com um profissional a instalação, ainda por cima com os shunts de trifásico para monofásico. Não esquecer que as cargas eram distribuídas pelas 3 fases e agora está tudo numa!

Cumps!
No meu caso, a tomada é para ser adicionada no último quadro (o da garagem).
E aí, pelo que vi que deixaram, está já com Interruptor diferencial Schneider 25A mono.

Eu até chamaria um electricista profissional, o problema é que não conheço pessoas crediveis na minha área de residencia.
Quem fez a montagem foi uma empresa bastante conhecida mas dado que sempre tive estes problemas de ruido no subwoofer nos 50/60Hz, leva-me a crer que a concepção não ficou realizada da melhor forma.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Não será que a rede da EDP, não tenha quedas de tensão a ultrapassar os 8%
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”